A tecnologia pegou o mundo de assalto. Transformou mercados inteiros. Mudou o comportamento das pessoas em todo mundo e a comunicação está sofrendo mutações dia após dia. Vivemos em um tempo de inúmeras incertezas perturbadoras. Como sabemos, muitas empresas ainda não se adaptaram ao que agora chamamos de transformação digital e já estão correndo um sério risco de deixar de existir no curtíssimo prazo. O que muitas companhias – até mesmo aquelas mais preocupadas com o futuro – ainda não sabem é que a tecnologia hoje faz parte do core business delas. Seja de um fabricante de pão, seja de um fabricante de turbina de avião. Dos aparentemente mais simples negócios até os mais complexos, todos dependem (e vão depender ainda mais) da tecnologia.
Não falo apenas dos processamentos de pagamento ou da logística, por exemplo, mas sim de toda a sorte de processos e dados que estão nas nuvens e nos sistemas das empresas. Você já deve ter ouvido falar do potencial do Big Data. Agora, definitivamente, precisa dar mais atenção a ele. Outro assunto que você já deve ter ouvido falar é sobre a jornada de consumo do Shopper. Pois bem. A tecnologia disponível hoje para pequenas, médias e grandes empresas possibilita o mapeamento preciso desta jornada e promove insights poderosos para prever e ativar vendas. O Data Driven Marketing veio para ficar. As grandes companhias de tecnologia já perceberam o poder que suas ferramentas dão às empresas visionárias. O Business Intelligence está avançando sobremaneira não apenas para vender, mas também para fidelizar.
Como a tecnologia está sempre à frente, há soluções para Marketing em todos os níveis. Somente nos Estados Unidos, esse ecossistema passou de 150 empresas em 2011 para mais de 3,5 mil em 2016. Muitas delas também já estão no Brasil. O grande desafio são os executivos de Marketing perceberem a urgência…
Por Bruno Mello
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