Como a Océ Colorado 1640, da Canon, foi a estrela de um case de sucesso da Oficina do Design & Produção e está proporcionando um novo universo de negócios para o empreendimento.
Empresa de comunicação visual de São Caetano (SP), com uma atuação que já se prolonga por duas décadas, a Oficina do Design & Produção teve um recente divisor de águas em sua história com a aquisição de uma impressora digital capaz de estabelecer novos padrões de automação e qualidade: a Océ Colorado 1640, da Canon. Um salto de possibilidades que emergiu, curiosamente, de uma demanda específica de um cliente.
Poucos meses atrás, a marca de moda masculina procurou seus fornecedores de comunicação visual para um projeto grande, ligado à coleção Verão 2019. A ideia era aplicar peças de tecido nas vitrines das lojas do Brasil inteiro, numa campanha que apresentaria os modelos num ambiente de deserto. Na ocasião, os sócios da Oficina do Design, Sergio Parra e Alexandre Oliveira, anteciparam as dificuldades que o tecido poderia trazer para a mão de obra de instalação numa rede tão abrangente de lojas – e sugeriram substituí-lo por um adesivo especial.
A nova ideia era aplicar as peças em adesivo nos fundos e no piso das lojas, o que demandaria uma característica de grande aderência do material – já que não poderia ser danificado pelas pessoas pisando em cima a todo momento. Alexandre e Sergio deram a ideia desse adesivo porque haviam conhecido o produto de um determinado fabricante, que inclusive tinha o material em estoque na época.
Os clientes se encantaram com a proposta e deram o OK para que a Oficina do Design começasse a produção. Mas aí veio a surpresa: a campanha começaria em uma semana e envolveria um total de aproximadamente 4 mil metros de material. E o fabricante do adesivo não tinha tudo isso para fornecer imediatamente. Precisaria de 35 dias, no mínimo, para dar conta da encomenda – um prazo que a empresa de comunicação visual não tinha. Seria necessário, portanto, encontrar o mesmo tipo de adesivo em outro local. E para ontem. Por sorte, era a época da feira de sign, e para lá partiram os sócios à procura do material que haviam prometido ao cliente.
“Rodamos a feira inteira e não achamos o adesivo”, conta Alexandre. “Mas encontramos a Cris, da Canon, que nos levou para ver a Colorado funcionando. De cara, a fixação da tinta, à base de gel, chamou a nossa atenção. Vimos que a impressão ficava com muita aderência – você risca e a tinta não sai. Então constatamos que essa fixação nos ajudaria com o projeto do nosso cliente, uma marca de roupa masculina.”
Impressora rolo a rolo de 64 polegadas, a Océ Colorado incorpora a tecnologia de impressão UVgel, da Canon. Com uma largura de impressão útil de 1,6 metro e uma temperatura de funcionamento de 28 graus, ela possibilita o trabalho numa ampla gama de materiais. E o fato de que o adesivo já sai pronto do equipamento, sem necessidade de laminação, foi um trunfo enorme para a Oficina do Design. Com o prazo enxutíssimo, laminar todo o adesivo não seria uma alternativa viável.
“Questionamos, então, se seria possível que a Canon entregasse a máquina na semana seguinte, para que começássemos imediatamente a produção do serviço. Tinha de dar tudo certo, e deu. A máquina é muito rápida, de fácil operação, e a aderência ficou muito boa. Assim, por incrível que pareça, conseguimos entregar todo o material, para o Brasil inteiro, em menos de uma semana, e aplicar nas lojas”, comemora Alexandre.
Os sócios também não se esquecem de elogiar a entrega técnica da Canon, que possibilitou o início imediato do trabalho, sem dificuldades ao longo da operação. “Deu tão certo que, que muitas lojas, já vai ver as peças impressas pela Colorado”, aponta Sergio Parra.
IMPRESSORAS QUE ABREM NOVOS SEGMENTOS
Fundada em 1998, a Oficina do Design & Produção começou num galpão pequeno, de 200 metros, na Vila das Mercês, onde só trabalhava com serigrafia e plotter de recorte, e foi evoluindo ao longo dos anos ao mesmo tempo em que ampliava a abrangência dos setores atendidos. “Tanto PDV quanto vitrine, displays, visual merchandising, a parte de decoração e até de arquitetura das lojas… Fomos nos adaptando às necessidades dos nossos clientes e aumentando o leque dos nossos serviços”, explica Alexandre Oliveira.
Toda essa evolução, no entanto, foi feita sem pressa, pois os sócios são extremamente zelosos quanto à importância de não colocar o carro na frente dos bois quando o assunto é o negócio que administram. “Esse crescimento foi sendo feito paulatinamente, passo a passo, porque sempre tivemos os pés no chão”, esclarece Sergio Parra. “Sempre ponderamos muito as coisas. Começamos fazendo PDV e visual merchandising de maneira bem tímida, e agora, 20 anos depois, como fruto de um amadurecimento de trabalho, já nos envolvemos até na conceituação dos projetos das lojas. Absorvemos a parte criativa da marca para incorporar às peças que vão para as vitrines. Como consequência disso, hoje trabalhamos com diversos clientes que, lá atrás, eram nossos ‘sonhos de consumo’.”
A criatividade associada à Oficina do Design tornou a empresa bastante procurada por clientes que necessitam de projetos especiais. Como explica Alexandre Oliveira: “É um diferencial nosso. Tem muito cliente que nos procura porque tem, por exemplo, um projeto que envolve display que precisa soltar vapor, que tem uma água dentro, ou que tem de ser acionado com movimento. Projetos que ninguém aceita fazer por causa da complexidade. E nós fazemos”.
Esse crescimento de estrutura englobou, inclusive, há cerca de três anos, outra impressora da Canon: a Océ Arizona, um equipamento para grandes formatos com o qual a Oficina do Design conseguiu se desenvolver na impressão sobre materiais rígidos. Cada investimento feito pela empresa tem relação com um objetivo de negócio, e assim foi com a Arizona. Além disso, a experiência com a impressora criou a confiança que os sócios Sergio Parra e Alexandre Oliveira têm hoje na Canon como fornecedora parceira.
“Quando compramos a Arizona, nós que gostamos de fotografia e boas imagens, ficamos muito bem impressionados”, recorda-se Sergio. “Nas imagens impressas, você via os olhos das modelos brilhando no acrílico, as nuances da pele… É uma qualidade diferenciada. E você pode imprimir em madeira, diretamente em acrílico, no PVC, tanto em material de 2 mm quanto de 50 mm… Já de cara lhe dá a oportunidade de desenvolver projetos especiais. Com um pouco de criatividade e observação, você consegue colocar um produto novo no mercado.”
A chegada da Colorado, claro, tem consequências que vão muito além do case de sucesso da marca masculina. Assim como já tinha acontecido na época da aquisição da Arizona, o novo equipamento está abrindo todo um novo leque de possibilidades de negócios para a Oficina de Design. “Agora, com essa máquina, nós temos condições de entrar em outros tipos de mercado nos quais ainda não trabalhávamos”, explica Alexandre. “Por exemplo, nós somos fornecedores da Metalfrio, fabricante de refrigeradores comerciais, desde que abrimos a empresa. Fazemos todos esses painéis backlight e temos uma grande parceria, eles sempre quiseram fortalecer o relacionamento com a gente. Tanto que sempre nos pediram para fornecer também a parte de adesivo da Metalfrio. Mas não tínhamos estrutura para competir nesse mercado, não com o tipo de capacidade de que eles precisam. Hoje, com a Colorado, nós temos essa condição. Então já apresentamos a nova solução para eles e, embora ainda estejamos numa fase de negociar custos, toda a parte técnica do adesivo, a aderência e a qualidade, já está aprovada.”
Seu sócio, Sergio Parra, compartilha desse entusiasmo: “Essa máquina da Canon proporciona uma outra empresa dentro da sua empresa. Ela traz um novo segmento para o seu negócio – essa é a grande virtude do equipamento. E nós vamos nos desenvolver muito em função desse investimento”.