O ramo dos projetos de design de interiores e decoração têm aberto novas possibilidades para o mercado de impressão digital. Na feira High Design – Home & Office Expo, que aconteceu no ano passado no pavilhão São Paulo Expo, o destaque foi justamente para os papéis decorativos impressos digitalmente.
O grande percussor da tecnologia na feira foi a multinacional alemã Schattdecor que em parceria com a indústria de paneis de madeira permitiu o desenvolvimento de desenhos em grande escala e diferentes composições para apresentar no evento.
Segundo Sandra Mohr, gerente executivo comercial da Schattdecor do Brasil em entrevista para o site Emobile, essa tecnologia permite a criação de uma nova geração de projetos de decoração. “A impressão digital alia flexibilidade e inovação a um setor em que, há mais de 30 anos, atuamos com grande expertise e qualidade, que é a impressão de papeis decorativos por rotogravura. Com esse modo de impressão mais próximo da indústria e de profissionais como arquitetos e designers, a criação de padrões para painéis, móveis e muitas outras aplicações ganha possibilidades ilimitadas”, afirma.
O melhor disso tudo é a capacidade de personalização para o gosto de cada cliente e cada ambiente, é a possibilidade de combinar materiais em uma única chapa. “É possível combinar em um mesmo decor topos de madeira com cortes selecionados de mármore, por exemplo”, explica Sandra.
A tecnologia de impressão digital permite a criação de decors em dimensões de até 5 x 2,25 metros, sem repetições, ou seja, o processo digital tem a mesma qualidade e garantia dos demais produtos da Schattdecor, pois utiliza as mesmas matérias-primas completou Sandra Mohr.