Não há limites para a consultoria, em cada reunião, trabalho realizado e troca de ideias com colegas da área, percebo que a expansão dos limites da consultoria é algo exponencial.
Essa atividade é sensacional, pois possibilita conhecer novos segmentos, novos negócios e principalmente conhecer novas pessoas diariamente. Podendo transferir e fazer refletir as possibilidades aprendidas entre os seus clientes.
Quando se faz o que gosta, o prazer e satisfação se multiplicam enormemente, todos nós devemos buscar isso acima de outros pontos, financeiro por exemplo.
Uma visão que tem rondado minha mente: consultoria, sem segredos. Não é um jogo de esconde-esconde, é um negócio de ganha-ganha.
O respeito, confiança e a capacidade de assumir a responsabilidade de prestar consultoria, são pontos vitais para os processos surtirem os efeitos desejados.
O objetivo da consultoria é colaborar com os dirigentes para preparar ou transformar a empresa para uma atuação mais ágil, dinâmica e competitiva, visando resultados melhores, sem interferir em sua cultura de modo danoso, mas sempre buscando a potencialização dos seus pontos positivos.
Uma das grandes dificuldades encontradas, especialmente nas pequenas e médias empresas brasileiras, é a falta de processos e indicadores para tomada de decisão, em muitos casos as empresas são reféns de um empresário que teve um mérito muito grande na construção do negócio, mas atualmente sofre com a gestão e governança da empresa, ou a falta desses.
A consultoria e medicina tem uma similaridade muito grande, em ambas temos diagnóstico, o “tratamento” mais indicado e no final quem se cura é o paciente ou quem resolve seus problemas ou demandas é o cliente, sendo o médico ou consultor um facilitador do processo.
Com o devido comprometimento dos envolvidos, não terá segredos o sucesso da consultoria.