Noiva é surpreendida com pedido de casamento em Jaraguá do Sul
Uma das peças mais importantes de Mídia Exterior, o outdoor, mais uma vez se transforma em mensageiro de um pedido especial.
Desta vez aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul onde Victor decidiu declarar seu amor pela namorada Carol em uma mensagem veiculada em outdoor. A peça foi “revelada” à noiva de surpresa no meio do caminho de uma lanchonete onde o casal iria jantar.
Apesar de já estarem morando juntos há algum tempo, Victor decidiu pelo pedido de casamento com a mensagem “Como não basta gritar, decidi escrever para todo mundo ler…Eu amo você! Quer casar comigo?”
A cerimônia de casamento no civil está marcada para o mês de abril com uma grande festa.
“Não Acreditar Em Mídia Externa É Um Crime”
Grupo LZ faz ação com mensagem inspirada em filme
O filme “Três Anúncios para um Crime”, mais uma vez, serviu como inspiração para uma campanha publicitária. Desta vez, o resultado pode ser visto nas ruas de Porto Alegre, em peças de outdoor instaladas pelo Grupo LZ, especializado em Mídia Exterior.
Os outdoors contam com frases como “Não acreditar em mídia externa é um crime” e “Não espere pelo pior para anunciar”, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre o impacto das mídias em nossas vidas.
MapaOOH É Apresentado Ao Mercado
Sistema de métricas de padrão internacional para o setor é inédito na América Latina. Dados comprovam a força do meio OOH com números contundentes
Planejar a mídia OOH com dados de alcance, frequência e GRP já é uma realidade no Brasil. As empresas Clear Channel, JCDecaux e Otima apresentaram hoje (26), ao mercado, o MapaOOH, com métricas de audiência para o setor.
Com investimento de R$ 12 milhões, o sistema foi criado para que agências e anunciantes possam planejar e avaliar campanhas de OOH com dados comparáveis aos de outras mídias. Em um primeiro momento, o MapaOOH abrangerá o mobiliário urbano dos mercados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas com potencial de crescimento para outros formatos e outras capitais do País.
“A profissionalização do meio, com a chegada de players globais e empresas nacionais de grande porte, fez com que o setor crescesse de forma expressiva nos últimos anos”, diz Sérgio Viriato, gerente do projeto MapaOOH. “Faltavam, no entanto, dados concretos e um sistema viável para comprovar o impacto das campanhas. O MapaOOH nasce de um projeto audacioso iniciado em 2014, fruto do pioneirismo das três principais empresas do setor no Brasil.”
A pesquisa de audiência é desenvolvida por um consórcio internacional, com coordenação local, formado pela Ipsos Brasil, Ipsos UK, MGE Data, Telefonica e Logit. A metodologia utilizada, baseada nas diretrizes globais da Esomar, cruza dados dos inventários das empresas exibidoras, como tipos e quantidades de faces, com dados de deslocamentos de pessoas em seus diversos trajetos diários, levando em conta os diferentes meios de transporte. Todas essas informações são então lançadas num único sistema de geolocalização.
“Os dados mostram que o OOH atinge expressivos índices de alcance e frequência em diversos targets”, conta Viriato. “Considerando todo o inventário cadastrado no sistema, mais de 59% da população de São Paulo vê uma face de mídia exterior pelo menos uma vez por semana e no Rio este índice é de 55%. Em média, cada uma dessas pessoas é impactada 86 vezes por semana em São Paulo e 173 vezes no Rio. São mais de 490 milhões de impactos por semana em São Paulo e mais de 495 milhões no Rio.”
Para um roteiro combinado de 300 faces em cada cidade, com distribuição homogênea das faces, os números de alcance na população de mais de 15 anos em São Paulo e no Rio são de 29% e 38% respectivamente, com frequência média de 5,1 impactos por pessoa em São Paulo e de 10,1 no Rio de Janeiro, atingindo um total de 14 milhões de impactos em São Paulo e 20 milhões no Rio de Janeiro.
Viriato destaca que esses números são praticamente impossíveis de serem obtidos em outras mídias pelo custo estimado para este tipo de roteiro. “Por isso acreditamos que o MapaOOH deve aumentar ainda mais a relevância do meio. Com os resultados que a pesquisa comprova, podemos chegar ao mesmo share de investimento de países como Japão, França e Inglaterra, que já usam métricas semelhantes à nossa.”
O serviço está disponível online, por meio de um software que terá o seu acesso liberado para agências e clientes até o fim de 2018.
Para o desenvolvimento do MapaOOH, foram realizadas 14 mil entrevistas para capturar os trajetos da população da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro, resultando em quase 80 mil percursos analisados e uma estimativa segura dos dados de audiência. A próxima atualização dos dados – que estará disponível em maio – irá incluir outros 410 milhões de trajetos realizados ao mês, capturados a partir de dados anônimos de deslocamento de mais de 8 milhões de usuários de celulares. Constantes atualizações do sistema, com mais trajetos, permitirão a análise de targets cada vez mais específicos.
Todos esses dados foram modelados para garantir a correta distribuição desses fluxos pelas vias e diferentes modais – automóveis, pedestres e transporte público. O software de cálculo das audiências reúne então essas informações com os dados de faces publicitárias, para entregar os resultados de cada campanha do meio.
“O mais importante é que estamos falando de pessoas que viram as faces e não que simplesmente passaram por elas”, destaca Viriato. “Utilizamos uma metodologia internacional, adotada em dezenas de países, para calcular a probabilidade real de cada passante efetivamente fazer um contato visual com cada face. É a primeira vez que esta metodologia é aplicada na América Latina”.
São Paulo Ganha Seu Maior Mural De Arte Colaborativa
Artistas visuais do coletivo SHN instalam obra de arte na lateral de edifício do centro paulistano
São Paulo está ganhando uma nova obra de arte pública, um gigantesco mural assinado pelo coletivo de arte SHN instalado em uma empena (a lateral sem janelas dos edifícios) no centro da cidade, próximo da Estação da Luz. O projeto é iniciativa da Heineken, e a obra de arte pública ficará como legado do evento Heineken Block para a cidade de São Paulo, idealizado e realizado pela Hands.
Este projeto de arte está cercado de curiosidades: é o primeiro a contar com a ajuda do público, que colaborou com o SHN na criação dos lambe-lambes que formam a base da obra. Durante três fins de semana, o público que compareceu ao Heineken Block foi convidado a criar lambe-lambes. Mais de mil deles foram criados pelo público e 250 selecionados pelo SHN para serem instalados na empena do edifício que fica ao lado da Vila dos Ingleses, locação escolhida para o evento da marca, o Heineken Block.
Outra característica da obra é que ela presta homenagem ao início da arte de rua e do grafite no Brasil: o coletivo SHN vai pintar um gigante rolo de tinta em cima dos lambe-lambes, para lembrar dos primeiros artistas de rua que usavam tinta e rolinho em suas obras, numa época que o spray não era fácil de se encontrar no País.
Finalizada, no último dia do evento, 11 de março, a instalação será conhecida como o maior painel de arte feito em colaboração com o público em um prédio no Brasil. Local: Rua Mauá, 836, Luz (170m da estação de metrô Luz).
Mais Um Player No Estudo De Audiências
Depois da Gfk e da empresa espanhola Cuende, a Marktest iniciou uma série de contatos com empresas e a Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade Exterior (APEPE), para participar das discussões do estudo de audiências de Publicidade Exterior.
O modelo proposto pela empresa contempla a recolha de informação anual por região, através de uma medição efetiva de contatos e da caracterização desses contatos em dados sócio-demográficos para planeamento. A empresa pretende apresentar seus estudos e modelo à Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) para que se possa estabelecer um concurso para a escolha do melhor modelo entre as empresas participantes.
O presidente da APEPE revelou, recentemente, que a entidade já realizou contatos com a Markest, a Gfk e a espanhola Cuende, no sentido de estudar uma uma solução que atenda às necessidades dos operadores de Publicidade Exterior e que, logicamente, seja viável do ponto de vista financeiro da entidade.
Jorge Luiz Mussolin