Existe uma frase muito comum na área de vendas que diz que “treinar uma equipe custa caro”. Por outro lado, você já parou para pensar o preço que a sua empresa paga pela falta de informação e atualização da sua equipe de vendas? Além dessa questão, muitos empresários temem em investir na equipe por receio que no futuro sua equipe vá para a concorrência.
É aí que muitos líderes acabam entrando em um dilema: será que faz sentido investir em seus vendedores enquanto eles estão na sua empresa ou vale mais a pena não treiná-los e se contentar com os resultados abaixo da média? Bom, se eu pudesse te dar um conselho eu diria: puxe a sua equipe para outro nível.
Alinhamento do time
A transparência da empresa é algo fundamental para o sucesso de todas as áreas, principalmente na área de vendas. Por isso, comunique ao seu time quais são os planos da empresa, o que ela pretende fazer nos próximos meses, como ela quer ser vista no mercado e qual posicionamento de cada fornecedor. O mais importante é que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.
Necessidade do mercado
Você precisa ter em mente que nem todo cliente vai comprar o seu produto. Esse princípio pode parecer básico, mas a verdade é que isso não fica claro para a equipe comercial. Ensine a sua equipe quem é o público alvo e além disso, mostre quem são os clientes que não se encaixam na empresa.
Escolha o estilo de treinamento
Existem várias formas de treinar a sua equipe como por exemplo: treinamento presencial, online, workshop, palestras ou coaching de executivos. Todas elas trarão resultados positivos, mas saiba escolher qual encaixa melhor no momento da sua empresa.
Treinamentos técnicos/comportamentais
Posso dizer que normalmente o mais realizados nas empresas são os treinamentos técnicos focados nas características dos produtos. Por outro lado, saiba que é tão importante ou mais quanto os treinamentos técnicos, é adicionar o treinamento comportamental, para que o seu vendedor saiba utilizar treinamento técnico na hora certa, com o cliente certo. Imagine que se o vendedor utilizar somente a parte técnica, ele será praticamente um catálogo falante.
Frequência e comunicação
O nível de aprendizado das pessoas é diferente, por isso, é muito importante manter a frequência de aprendizado da equipe. Ademais, lembre-se sempre de comunicar a sua equipe sobre as visões da empresa.
Use dinâmicas
A pirâmide de aprendizado diz que, aprendemos 50% quando vemos e ouvindo, 70% quando discutimos com os outros, 80% quando fazemos e 95% quando ensinamos o que aprendemos, por isso, use dinâmicas em seus treinamentos.
Sabemos que a equipe de vendas é a linha de frente do negócio. Em algumas situações é possível afirmar que são os profissionais que mais conhecem o mercado de atuação da empresa. São eles que conhecem os pontos fracos de seus concorrentes e os fortes de sua empresa e do que comercializa.
Por fim, lembre-se que para fazer um treinamento de sucesso, busque empresas ou profissionais especializados em treinamento. Nem todo líder tem técnicas e habilidades para poder treinar sua equipe, o fato dele conhecer bem seu produto não garante que ele tenha didática para repassar as informações.