Fazendo uma revisão do que tem sido esses últimos anos, muitos são os insights que surgem para construir novas oportunidades. E acredito que tenho com muito dos meus leitores uma conexão e uma relação que permite dividir alguns desses pensamentos. Falo isso pela quantidade de mensagens incríveis que recebo a cada edição publicada.
A primeira ideia que quero compartilhar é que as pessoas estão julgando mais e dando menor nível de atenção ao conteúdo. Outro dia, conversava sobre isso com uma amiga que mora nos Estados Unidos e cria ideias que, aos olhos, são geniais.
Mas, nem todos percebem a mensagem. E eu tenho uma opinião formada, hoje, de que é fundamental estabelecer uma conexão maior com o público que nos cerca. A tal da empatia, capacidade que devemos ter de se colocar no lugar do outro, tem construído algumas ideias de mudar a mensagem a partir do entendimento de cada cliente e sua jornada.
Os resultados são incríveis, mas, além de muito trabalho, é fundamental usar a tecnologia como aliada na capacidade de entrega de um conteúdo tão personalizado. Outro ponto relevante é que a convergência de conteúdo tem trazido experiências e insights de outras áreas para dentro dos nossos negócios.
O evento Web Summit, inclusive, talvez seja um bom exemplo desse cenário de convergência, embora seja voltado para a tecnologia. Nele, fica evidenciado a transferência do conteúdo a partir das experiências vividas por cada um dos participantes.
Neste sentido, vale lembrar que a construção de uma venda se dá, muito, pela verdade que entregamos e não pelos adjetivos e splashs em destaque que teimam em evidenciar esses adjetivos. Aliás, experimente tirar os adjetivos da sua comunicação e note o que sobra para que o cliente perceba a sua entrega.
Um 2020 com mais comunicação
Em 2020, o maior desafio é melhorar a nossa forma de comunicar. Eu quero aumentar a capacidade de conectar pessoas e criar novas oportunidades.
Os nossos serviços vão ganhar novos formatos comerciais e muitos produtos não estarão mais à venda. Alguns não terão mais preços. E, para ter acesso, a empresa precisa, primeiro, entender e conquistar um espaço nessa relação.
As mudanças acompanham a percepção de mercado e nosso interesse constante de aperfeiçoamento. Porque uma das maiores frustrações é desenvolver um trabalho fantástico, capaz de apontar onde estão os potenciais clientes de uma empresa, e ver que, na prática, não houve atitude para ativar a construção de uma relação.
Ou, ainda, fazer perceber que listas de e-mails não funcionam se, antes, a sua empresa não fizer um bom planejamento. Mas, uma coisa é certa: todas as empresas que utilizaram métodos e processos viram os resultados acontecerem.
E tenho muito orgulho de citar um desses casos, que viralizou na internet e nos encheu de orgulho. Foram os resultados da NürnbergMesse Brasil, uma organização fantástica que está posicionada como a terceira empresa do setor de eventos, obtidos com um trabalho assertivo do serviço de inteligência que, somado à capacidade e visão gestora e ao time da marca, alcançou condições ideais no processo de transformação.
Portanto, fica o exercício de que os recursos disponíveis podem gerar resultados diferentes porque existem elementos cruciais como acreditar e fazer acontecer que nem sempre são executados. E nem precisam ser bem executados.
Feito é melhor que perfeito e aprendemos constantemente com o erro. Em especial quando colocamos a simplicidade e a humildade no centro da conversa, com o objetivo de melhorar continuamente. Então, volto a destacar sobre o quanto precisamos estar mais atentos.
Quanto maior o nível de atenção, maior será a nossa habilidade de descobrir o que precisamos melhorar e em que temos que investir.
Para o próximo ano, a minha lista tem muitos de vocês para visitar, conhecer, aprender e desenvolver, juntos, uma nova proposta de trabalho. À minha querida amiga Gisele Faria, que me inspira com as suas ideias, 20 (Vim te) desejar tudo de melhor. E outro amigo, Vinnicius Vieira, que, com duas palavras, resume um estilo que devemos dar tamanho: você merece!