A narrativa de um empresário muitas vezes se contradiz pela dinâmica de mercado. E não há nada de errado, se pensarmos que as mudanças fazem parte dos aprendizados. Mas nem sempre, acertamos.
Às vezes a armadilha está no atalho ou na expectativa gerada por nossas escolhas. Nenhuma empresa morre por conta da tecnologia, mas sim pelo Mercado (ou falta dele).
Embora isso não seja uma regra, o comportamento empreendedor me faz refletir. Em especial daqueles mais próximos. E sempre é bom se questionar: talvez essa inquietude tenha sido o gatilho para que o conteúdo da Empresário Digital fosse se aprimorando ao longo do tempo.
Além disso, ao mesmo tempo em que a demanda pelo meu trabalho de consultoria foi crescendo, percebi que o meu envolvimento nas práticas das empresas provocou a busca por novos modelos mentais.
Nas entrevistas que antes buscavam frases de efeito sobre o sucesso, passaram a prevalecer as questões para saber mais sobre crenças, valores e entendimento sobre gestão de negócios.
Quando se aplicam alguns modelos mentais a práticas operacionais, fica tangível a possibilidade de transferência do conhecimento entre os negócios. E isso foi me mostrando alguns padrões.