Inteligência Artificial otimiza preços de mercado

Como a tecnologia pode ajudar negócios a entenderem as condições ideais para a precificação de produtos e serviços com base em dados reais

A inteligência artificial (AI) é, certamente, uma tendência que chegou para ficar. Dia após dias, sistemas e softwares ganham novas possibilidades e acabam permitindo o aperfeiçoamento do mercado. No entanto, usá-las para aperfeiçoar estratégias de melhorias de preço requer um olhar mais crítico e completo sobre a realidade do negócio.

Uma pesquisa realizada pela KPMG identificou que quase todos os executivos entrevistados esperam que a inteligência artificial crie novas concepções de vencedores e perdedores. Apesar do entendimento, apenas 17% deles implementaram tecnologias de inteligência artificial em escala.

Outro estudo desenvolvido em 2019, dessa vez pelo MIT, indicou que 91,7% dos executivos estão acelerando os investimentos em IA e que as empresas estão, até mesmo, dispostas a pagar mais por softwares que incluam inteligência artificial e aprendizado de máquina. O cenário, que parece promissor, pode levar ao exagero das empresas fornecedoras de software e, então, quando você acaba olhando mais a fundo, descobre que a solução não é sofisticada, prática ou útil no mundo real.

Neste sentido, é importante desfazer o mistério atrelado à precificação de um produto a partir do uso da IA, considerando que por trás disso é preciso avaliar questões como desafios, técnicas e o próprio valor gerado, ou seja, entender como a solução pode melhorar receitas, lucros e decisões.

O valor da otimização de preços
Muitos estudos já apontaram que investir em pessoas, processos e sistemas para otimizar preços pode significar rendimentos entre 0,5% e 4%, no que diz respeito ao retorno sobre as vendas. Ao usar IA, por exemplo, é possível fazer mais com menos, ou seja, tomar decisões mais assertivas e rápidas usando o que chamamos de Big Data Corporativo, que nada mais é do que um controle e percepção estratégica de dados em torno dos clientes, produtos, comportamento de compra e jornadas do comprador.

Neste cenário, empresas que já implantaram algum processo baseado em inteligência artificial conseguiram sair na frente, permitindo o alcance de um ROI mais alto em relação a outras soluções comuns. A persistência sempre foi e sempre será a minha grande companheira, confie nela com todas as suas forças, quando menos esperar ela trará a conquista. Jornada já está sendo longa e dura, porém jamais o suficiente para vencer as suas crenças.

Desafios

Apesar de falarmos tanto sobre gestão de dados, inclusive dentro da própria IA, o maior problema é conseguir desenvolver a transformação digital necessária para incorporar, de fato, orientações otimizadas de preços nos processos diários. Além disso, não é fácil direcionar a equipe quanto ao uso dos novos recursos de uma forma que faça sentido para a organização considerando vendas e clientes. Ou seja, o gerenciamento da transformação pode se tornar um grande obstáculo para o sucesso caso não seja feito da forma apropriada.

Chaves para a otimização de preços a partir da IA
Controlar algoritmos e ter transparência nas decisões tomadas é o caminho crucial para implementação de uma tecnologia baseada em IA que tenha sucesso. Paralelo a isso, como já mencionado acima, o gerenciamento correto das mudanças para que toda a organização se envolva no processo é essencial. A partir daí, algumas técnicas gerais para otimização de preços podem ser consideradas. Conheça.

Modelo de regressão
Abordagem baseada na identificação de tendências e correlação entre dados para criar modelos preditivos. O objetivo é que os modelos consigam prever um valor a partir de um conjunto de parâmetros, numéricos ou não.Quando falamos de otimizar preços, o método pode ser útil para prever valores diferentes, como variação de volume ou preço dos concorrentes em reação à sua própria modificação de preços, ajudando a posicionar a estratégia no ponto mais lucrativo. No entanto, vale ressaltar uma desvantagem, que é requerer dados qualitativos e quantitativos para fornecer previsões confiáveis para o negócio.

Abordagem de elasticidade
O modelo pode ajudar a fornecer para cada produto e segmento de clientes recomendações de preços ideais para maximizar a receita ou a lucratividade. Essa abordagem depende de modelos de regressão e pode ser entendida como complexa, especialmente quando se trata de B2B.

Aprendizado de máquina
O aprendizado de máquina também é uma alternativa. Com ele, é possível automatizar a segmentação de produtos. os clientes, além de permitir que segmentos homogêneos relacionados ao comportamento de clientes, baseado em transações e dados mestres, sejam definidos e mantidos.

Com tal abordagem é possível definir preços ideais que podem ser facilmente explicados e compartilhados na estratégia de vendas, além de as máquinas poderem ser treinadas para fornecer recomendações de produtos, melhorando receitas de vendas cruzadas e de crescimento.

AMAS: uma nova abordagem
Um campo de pesquisa nos traz a chamada Inteligência Artificial Distribuída, também chamado de Adaptive Multi-Agents System, que é um modelo dedicado a resolver problemas de otimização complexos. Ele se baseia em propriedades de emergência de sistemas auto-organizadores.

Assim, enquanto outras abordagens para otimização de preços se concentram no “o quê”, a abordagem AMAS foca no “como”, ou seja, em quais são as melhores condições de venda para atingir os objetivos e como alcançá-las. Uma visão muitas vezes negligenciada e até complexa quando o assunto é implementar melhorias de preço final em uma empresa que pode ter inúmeros preços de listas, descontos especiais, acordos e outros fatores que influenciam significativamente o preço final.

No AMAS há a modelagem da infraestrutura de preços (descontos, abatimentos, custos etc.) como pequenos pedaços de código que interagem e cooperam para resolver o problema que se enfrenta, caminhando para o alcance de um objetivo estratégico e respeitando uma série de regras de um negócio. Outra vantagem é que as recomendações desse modelo de inteligência podem ser facilmente interpretadas por usuários, já que se adapta à realidade da empresa específica, tornando a IA ainda mais perceptível na geração de resultados.

Portanto, conhecendo os modelos de inteligência artificial é possível entender que existem caminhos interessantes para a definição do melhor preço dentro da realidade do negócio. E, neste caminho, a aplicação do AMAS pode ser a solução ideal para otimizar preços e aumentar a lucratividade. De modo geral, a escolha certa depende dos dados disponíveis, indústria trabalhada e as rotas do mercado, mas já vale ir pensando nessa transformação digital mais do que necessária.

Mais em

Novembro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.