Metodologia OKR

como ferramenta para alcance de objetivos

Empresas de todo o mundo utilizam estratégia para visualizar, monitorar e alcançar resultados baseados em objetivos pontuais e relevantes de negócio.

Qualquer organização busca tornar o ambiente de trabalho o mais produtivo e eficiente possível meio a uma rotina criativa e ordenada. Essa busca, que há alguns anos era mais difícil de ser concretizada, passou a ser facilitada com a modernização das mídias e tecnologias, inclusive do cenário digital, e tornou os objetivos mais atingíveis.

Neste processo, ser produtivo e eficiente em uma empresa pode não significar o mesmo para outra empresa, já que cada uma vivência realidades e necessidades diferentes. Por isso, é crucial que haja um caminho a ser seguido para deixar os objetivos mais claros. E é aí que a metodologia OKR entra.

Traçando o caminho

Sair de um lugar para outro depende do estabelecimento de metas. A capacidade de uma empresa entender onde está e para onde quer ir ou o que quer se tornar em determinado período é o ponto de partida para a produtividade e eficiência. E isso combina muito com a capacidade de planejamento, ou seja, deixar o improviso para trás e compreender, realmente, as ações a serem traçadas.

Para isso, a metodologia OKR é uma grande aliada. A sigla significa Objective and Key Results, ou seja, objetivo e principais resultados. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a tornar os objetivos mais claros, impactando de forma positiva na forma de gestão e trabalho.

A metodologia foi desenvolvida na década de 70 por Andy Grove, um dos fundadores e ex-CEO da Intel, mas sua popularidade veio a partir de John Doerr, um dos primeiros a se movimentar e a investir no Google. Ele defendeu que a metodologia OKR fizesse parte do processo operacional do Google, iniciativa crucial para chegar até o gigante que conhecemos hoje.

Com o sucesso da OKR no Google, outras empresas e líderes do setor passaram a analisar seus benefícios e as formas de adaptação para fazer com que negócios atingissem seus objetivos comerciais.

Entendendo a OKR

Como a metodologia ajuda a criar uma nova cultura organizacional focada em resultados e que permite analisar e obter melhorias constantes de forma regular, algumas ações iniciais podem ser consideradas para sua estruturação.

1. Delegar, dividir e conquistar

Cada integrante da organização tem seu papel fundamental no processo e devem ser incentivadas e orientadas a concentrarem seus esforços em direção a objetivos específicos. Os executivos, por exemplo, pode definir metas mais amplas enquanto os líderes e gerentes podem traçar metas e métricas específicas.

2. Envolver a equipe de baixo para cima

A cultura OKR deve ser implementada a partir da base da empresa. Isso permite que toda a organização se engaje no processo, valorizando habilidades e conhecimentos de cada um.

3. Criar processos mensuráveis e transparentes

Ter clareza nos objetivos permite que o progresso seja aferido com maior precisão. Neste sentido, a transparência é essencial como mecanismo de envolvimento de toda a organização em busca de uma rotina mais eficiente e de crescimento.

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Novembro 2024

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