Que o mobile vem crescendo ano a ano, todos nós sabemos, mas a pandemia acelerou fortemente o seu uso. 80% dos brasileiros estão passando mais tempo conectados ao celular desde o início da pandemia, segundo a Facebook IQ, departamento de insights e pesquisas do Facebook. Com isso, o celular se tornou o principal canal de inspiração para as compras pela primeira vez no Brasil, tendo grande influência no processo decisório de compra não só do online, mas também nas lojas físicas.
Um comportamento que vem se desenvolvendo nos últimos anos é o hábito de fazer pesquisas no celular durante as compras dentro das lojas.
Atualmente, cerca de 74% dos consumidores já usam o celular dentro das lojas para fazer pesquisas, tendo como principais objetivos:
- 1. comparar preços
- 2. comparar produtos
- 3. ler reviews de produtos
- 4. tirar fotos
- 5. procurar por cupons de desconto
Esse hábito é liderado pelas gerações mais jovens, onde a Geração Z (85%) e Millenials (83%) são as que mais utilizam o celular enquanto compram no ambiente físico. Essa atitude marca uma nova fase do digital, representada por uma forte característica denominada “discovery”, onde o uso de buscas para comparação e aprofun-damento sobre produtos se mostram ainda mais presentes.
Como se adaptar a esse novo padrão de comportamento e de que maneira usar isso a seu favor, são questões importantes para quem quiser liderar no varejo daqui para frente.
Você já está traçando estratégias para esse novo consumidor?