Muito se fala a respeito da tal era da experiência. Inclusive, o estudo ‘Find your Focus – Global marketing trends 2021’ da Deloitte identificou que a experiência humana é uma das tendências a serem exploradas no ambiente corporativo, principalmente na comunicação das empresas. Neste contexto, há um grande investimento em pesquisas, inovações e user experience (UX) a fim de entregar a melhor jornada para os consumidores – o que também se estende aosconteúdos que as marcas criam para comunicar, engajar, converter e vender.
Ainda que os executivos estejam em busca da aceleração digital dos negócios, o fator humano é uma preocupação crescente. Buscar a humanização em todos os pontos de contato, é uma atitude vencedora, para alcançar a tão desejada proximidade com os públicos, internos e externos, ao explorar o que nos torna humanos: nossa real necessidade de conexão. Mas, como isso é possível? A resposta é simples: entregar uma experiência humanizada e autêntica que se baseie em “gente falando com gente”.
Durante a pandemia, vivenciamos um boom de conteúdos em redes sociais e blogs com a participação dos próprios executivos escrevendo artigos e gravando vídeos, na busca dessa proximidade com os públicos. Roteiros bem escritos e discursos alinhados, que buscam a conexão com os consumidores, têm se tornado parte extremamente relevante na estratégia de conteúdo das empresas. Mas, ainda que estejamos vivenciando tais experiências de forma acelerada, quando o assunto é conteúdo, na maior parte das vezes, a experiência ainda é unilateral. Ou seja, o consumidor visualiza, consome e poucos se engajam ao ponto de deixar suas percepções sobre o conteúdo que entregue até porque não chegam ao final desse material. Ao realizar essa observação, muitas empresas têm trazido elementos de interação em seus conteúdos, buscando a melhor experiência. Enquetes em redes sociais tem dominado nossas timelines, mostrando que de fato as pessoas querem participar e serem ouvidas.
Já quando o assunto é vídeo, os vídeos interativos estão chegando com força total nas estratégias de e marketing das grandes marcas, que têm utilizado a tecnologia para falar com seus colaboradores, parceiros, clientes e até para a venda de produtos. Trata-se de uma nova forma de comunicar em duas vias, através da qual o cliente navega pelo conteúdo de forma não linear, consumindo o que de fato tem interesse naquele momento.
A pandemia exigiu de empresas de todos os portes uma volta às origens quando o assunto é humanização e inseriu de uma vez por todas o fator humano na otimização da experiência dos consumidores com as marcas. Por sua vez, os vídeos interativos chegam no mercado a fim de tangibilizar a customização da comunicação em massa ao proporcionar uma experiência diferente, para cada espectador, de acordo com as escolhas de cada um. Uma forma acessível de agregar valor à jornada de conteúdo das marcas e uma forma muito mais humana de estabelecer conversas e entregar a melhor experiência.