Piaget tinha razão quando disse que um professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender.
Quem tem hábito de consumir boa leitura reconhece quando, juntas, as palavras se transformam em uma reflexão e inspiração sem igual. Algumas pessoas têm esse poder de despertar a inquietude do outro. Na capa desta edição temos um desses “professores”: o empreendedor Tallis Gomes, por quem tenho uma admiração que vem de suas quase inacreditáveis realizações. É um profissional que faz acontecer e tem uma disciplina além do comum. Se eu tivesse de defini-lo em uma palavra, seria outlier – um indivíduo fora de série.
Minha paixão pela geração de conteúdo tem mais de 20 anos, desde quando dei o nome de Serinews (Seriously + News) para a editora que tinha como propósito disseminar conteúdo de qualidade e combater as fake news de uma época que ainda nem conhecia o termo fake news.
Então, há cerca de 12 anos, mergulhei no mundo dos dados para ajudar meus clientes a encontrar as melhores oportunidades de negócio.
Esse empreendimento evoluiu somando conteúdo e dados, resultando em uma empresa singular
de inteligência de mercado. O
sonho: criar uma inteligência artificial que reproduzisse a inteligência humana nessa busca de oportunidades por meio dos dados.
E juro: a inspiração era o cara que criou a Easy Taxi. Uma admiração que só aumentou com uma experiência recente, pré-pandemia, de educação para executivos.
Em janeiro deste ano, tive o prazer de participar do Gestão 4.0 com a mentoria do Tallis Gomes. E o que mais me chamou atenção, além das ferramentas e metodologias, foi o comportamento extremamente focado e o respeito por grandes empresários e executivos nos bastidores. Aprendi muito e confesso que essa imersão e esse convívio me motivaram a construir nosso primeiro app. Mas isso é uma outra história, e espero trazer o pessoal da OPAH para compartilhar com você. O que posso adiantar é que será um app B2B capaz de ajudar na geração de negócios e que os clientes atuais da nossa carteira, serão beneficiados por estarem ativos conosco.
Por ora, quero dividir com você a ideia de consumir conteúdo daqueles que vão além. Pessoas capazes de agregar conhecimento e ajudar na otimização de objetivos.
Nos últimos 20 anos fiz diversos cursos nada rasos, da especialização em Gestão do Conhecimento pela FGV ao processo elaborativo de psicodinâmica aplicada a negócios, por isso sei reconhecer algo que se destaca da média. E posso dizer que um final de semana do Gestão 4.0 me rendeu muito: reflexão, insights e disposição para a ação.
Meu desejo é que esta edição da Empresário Digital o inspire também a refletir sobre o seu negócio – seja você CEO, dono de um empreendimento ou um executivo. Assim como Tallis Gomes gosta de provocar, tente fazer o seguinte autoquestionamento: o que eu estou fazendo neste exato momento é a coisa mais importante que eu poderia fazer?
* * *
Quero publicamente agradecer ao Tallis pela gentileza de aceitar o convite para esta entrevista, assim como ao incrível Gabriel Wickbold, que gentilmente se prontificou a registrar esse momento com suas fotos extraordinárias, e a minha grande amiga Patricia Borges..