Trabalhar com a internet já é um conhecido caminho para o pote de ouro. Por exemplo: há produtores de conteúdo que conseguem tirar até R$1.000.000, mas como fazer esse trabalho? Como se desenvolver para ser considerado um e-sportist?
De acordo com “EL Gato” (Rodrigo Fernandes, ex-comediante gospel e hoje streamer de Free Fire), você tem que ser o herói que as pessoas precisam e ocupar o espaço de conteúdo do qual os consumidores estão carentes. É preciso ser adaptável e se comunicar da maneira certa em cada canal.
Sobre o Free Fire
O Free Fire foi o primeiro game que trouxe a oportunidade de jogar em qualquer dispositivo, os jogos populares até então exigiam equipamentos mais robustos, o que significa investimento pesado. Quando surge a oportunidade de jogar em qualquer celular, esse jogo passa a ser mais compatível com a realidade brasileira, já que nem todos têm celulares e muito menos equipamentos ou computadores de ponta. Jogos leves, como o Free Fire ganham muito mais espaço em países de realidade mais desigual, como a brasileira.
As lives dos campeonatos de e-sports detinham o recorde de maior número de pessoas em uma mesma live no Brasil até o começo de 2020, quando foi ultrapassada pelas lives sertanejas, na primeira parte da quarentena de Covid-19. A final do campeonato de Free Fire de 2019 contou com uma audiência de 1,2 milhões de pessoas assistindo, simultaneamente, a final do campeonato.
De jogador à empresário: o caminho óbvio dos gamers.
O importante para um empresário do mundo do e-sports é estar presente nos campeonatos, ser visto pelo público, e quando o trabalho começa a ficar mais intenso essa presença pode não ser possível.
Daí que surgem os times que representam uma empresa ou um gamer específico. No caso do El Gato, ele relata como se tornou empresário sem perceber “quando dei por mim, estava engajado em administração, conseguir patrocínio e equipamento de qualidade. É um caminho natural, esse é o segredo do sucesso, você estar dentro de algo que você goste e que o caminho tomado até profissionalizar seja o mais fluido possível”.
A internet traz para o jovem a chance de “espiar” outro mundo, você vê pessoas, de 17 ou 18 anos ganhando muito dinheiro, fazendo viagens, dirigindo carros do ano, o que as faz querer estar nesse mundo.
Então, imagina um jovem de Rondônia, como é o caso do El Gato, vendo essa chance e se desenvolvendo naturalmente para um empresário, com times, roteiristas, fãs e etc.
O segredo é você se permitir criar coisas novas, pois quando você faz sempre a mesma coisa, fica entediado e entedia o seu público. Um canal, durante um campeonato de Free Fire, oferece um conteúdo muito próximo ao de um canal de televisão tradicional, com estúdio, entrevistas, publicidade, patrocínio de plataformas e tudo mais.
Talvez você não conheça muito o mundo dos e-sports, mas é importante olhar para esse mercado, pois hoje é uma área que rende mais do que a indústria da música. É sem dúvida um campo para se estar de olho, analisar se vale o investimento.
Entenda que, principalmente para começar nos e-sports, não basta apenas ser eloquente, você precisa ser bom no que você faz, precisa ser um bom jogador, precisa jogar por muitas horas e ter uma estratégia para alcançar o público. Ou seja, deve ser bom para chamar a atenção, e depois entender para qual caminho você vai.
Ser desobediente e produtivo, dentro dos e-sports, é estar em constante esforço para oferecer algo a mais do que os outros canais oferecem. É se preocupar em oferecer um conteúdo
de valor.
Ainda há um preconceito com games, de que não é “profissão”, há muitas famílias que não dão suporte aos gamers por não acreditar no potencial profissional dos e-sports, justamente pela falta de exposição nas mídias tradicionais, o que é uma bobagem, já que o retorno financeiro e o reconhecimento vêm cada vez mais rápido. Por outro lado, você tem o cansaço físico, por ficar muitas horas na cadeira e por falta de atividade física; mental, de jogar o mesmo jogo sempre; emocional, por algumas vezes não conseguir chegar ao nível salarial dos principais times. Como tudo, tem os dois lados da mesma moeda.
É claro que é importante não ignorar os fatores de stress que afetam todos os que lidam com entretenimento e criação de conteúdo, os haters, o peso de se manter relevante, aqueles dias que você não está tão bem assim, e dentro dos e-sports, ainda tem o fator da competição.
Essa talvez seja a última chamada para levar os e-sports a sério e com potencial para empreendedorismo, pois assim como diversas outras ondastiveram sua última entrada livre, os caminhos poderão ficar muito mais atribulados.
O primeiro passo para entrar nesse mercado é encontrar um jogo que você goste, então traga conteúdo que as pessoas querem ver, chame a atenção das pessoas, não se deixe abater por números baixos e se dedique.
Praticamente todos os que estão no topo do mundo dos e-sports saíram de comunidades e conseguiram se destacar, o que mostra que é mais importante ter talento e dedicação do que contar com um investimento prévio. É uma oportunidade para muitas pessoas mudarem de vida.