Uma das perguntas mais frequentes que recebemos na Auddas é qual o impacto da adoção de um Modelo de Governança Corporativa em uma empresa, na criação de valor. Antes de mais nada, vale definir o que é um Modelo de Governança Corporativa e quais os seus objetivos.
Governança Corporativa nada mais é do que o conjunto de práticas empresariais, políticas e disciplinas de gestão (Modelo de Gestão) que permitam:
1. Alinhar os interesses entre Acionistas (donos) do negócio e seus Executivos;
2. Garantir o cumprimento dos princípios, valores e práticas de negócio definidas pelos Acionistas;
3. Implementar um Modelo de Gestão (Operacional e Financeiro) que permita gerir e alinhar Estratégia e Execução, o que chamamos de Execução Estratégica;
4. Criar o conjunto de informações que permita a Companhia se comunicar com o mundo externo e seus agentes: Investidores, Financiadores e Bancos, Acionistas e demais agentes interessados em compreender o negócio.
De volta à pergunta original, usamos sempre o exercício de imaginar duas empresas distintas. Ambas as empresas atuam no mesmo setor,
têm o mesmo faturamento e geram o mesmo lucro.
Na empresa A, existe um conjunto de regras que define a forma de relacionamento dos acionistas, que define de maneira clara o que os Executivos da Companhia devem fazer, há um conjunto de práticas anticorrupção, há todo um conjunto de informações financeiras que permite o relacionamento da empresa com bancos, investidores e financiadores (DRE, Balanço, Auditorias).
Na Empresa B, essas regras e informações não existem. Os acionistas também são Executivos e muitas vezes têm um conflito de interesses nas suas atividades e papéis, os dados financeiros existem, mas estão dispersos em diversas planilhas e não representam o negócio em sua totalidade.
As duas empresas estão buscando financiamento bancário e recebem propostas para uma linha de crédito. Qual você acha que recebeu a proposta com a menor taxa, menor exigência de garantias e/ou maior prazo? Seja presente, sirva de apoio quando necessário e seja diligente com o seu.
Ainda nesse exemplo, imagine que ambas estejam sendo cortejadas por um comprador estratégico, qual delas você acredita que receberá uma melhor proposta?
Parece claro que a Empresa A terá uma vantagem sobre a Empresa B. Por que isso? Pelo fato de que a Empresa A apresenta um menor risco (tanto quanto a controles como quanto a capacidade de execução) e, consequentemente, demanda um menor retorno do ponto de vista do financiador ou investidor.
Da mesma forma, o risco de execução da Empresa A também é muito menor que o da Empresa B o que, no final do dia, também se reflete em uma maior capacidade da Empresa A de gerar melhores resultados e ter um desempenho superior à Empresa B.
Percebe-se dessa forma a relação direta entre a Criação de Valor de uma Companhia e a existência de um modelo de Governança Corporativa. Por outro lado, ter um modelo de Governança tem seus custos, exige trabalho e tempo.
O segredo é que você saiba trabalhar seu modelo de Governança Corporativa de forma gradativa e incremental e vá alinhando a abrangência e complexidade do mesmo à sua maturidade como Negócio.