Malu Sevieri

Think With Google: Insights e tendências

O Think With Google é uma plataforma voltada para troca de conhecimento visando, principalmente, o mercado publicitário, de marketing e criadores de conteúdo. Equipado com ferramentas diversas, dados e com várias categorias de conteúdo, modelos de estratégias de marketing, campanhas montadas com dados da plataforma e dicas de transformação digital.

É uma plataforma que oferece dados em tempo real (via Google Trends, uma das ferramentas disponível na plataforma), que podem oferecer um ótimo retrato para conhecimento de tópicos e públicos, se tornando essencial para o desenvolvimento de campanhas e estratégias. No centro desse projeto está o cliente, ou no caso do Google, usuários, é uma ideia de democratização da informação. É um aprendizado em conjunto, os usuários conseguem aprender com os dados coletados e a empresa aprende com os usuários e os dados fornecidos.

Hoje a sociedade já não é mais digital, ela é analítica. O foco precisa ser em conseguir construir algo realmente relevante através dos dados obtidos pelos mais diversos meios. Com o fornecimento de dados tão simples e gratuito, o diferencial deixa de estar nos dados em si e passa para o tipo de uso que se dá a estes. Agora o importante é fazer uso desses dados de uma maneira responsável, evitando vazamentos e seguindo legislações como a LGPD. O mundo oferece agilidade na coleta, no processamento e na análise de dados, o que torna ferramentas como o Think With Google ainda mais relevantes na construção da história através dos dados.

Como usar esses dados

Há uma diversidade de conteúdos estratégicos e táticos disponíveis, que serão utéis para ampliar os mais diversos tipos de negócios. O Think With Google permite ao usuário acessar dados, artigo e case, permitindo um mapeamento mais específico de tópicos importantes para o seu setor, aumentando as possibilidades de assuntos, além de permitir o uso de ferramentas como o Google Forms para conseguir e consolidar os dados do seu público, especificamente.

O Mundo Hoje

As empresas estão em um processo de desenvolvimento para concluir a transformação digital. O Think With Google oferece suporte para negócios em todas as fases de digitalização, desde empresas que só começaram a perceber a importância da digitalização agora, até empresas que já estão integradas e com estratégias completas para a digitalização. A jornada de compra dos consumidores está cada vez mais cheia de pontos de contato, com estímulos on e off totalmente integrados. A interação deixa de ser “mista”, ela já é única.

Há um grande desafio com os microempreendedores, as pessoas estão transacionando e consumindo mais no digital, a pandemia acelerou ainda mais esse processo. As plataformas do Google oferecem um grande espaço para suporte desse perfil de empreendedores. Entendemos que a digitalização pode ser uma barreira para uma parte do público, de acordo com a familiaridade com o digital e com as ferramentas oferecidas, pois se não houver familiaridade, não há evolução. É preciso dar suporte para ter avanço.

É um momento de ruptura: no Brasil o e-commerce cresceu 47% no primeiro trimestre de 2020. A digitalização é um caminho sem volta e os números indicam que essa é uma tendência que veio para ficar. A pandemia revelou um novo comportamento.

Os dados recentes mostram que, surpreendentemente, o consumo aumentou durante a pandemia, mesmo diante de uma crise de saúde e econômica. Buscas relacionadas a decoração, reformas, buscas por casas maiores ou menores aumentaram, o que também está muito associado ao fato de que as pessoas ficam mais tempo em casa agora, por opção ou não. Outro dado interessante é o aumento da busca de receitas associadas ao prazer, como doces e tortas.

Insights, ideias e inspiração

As pessoas passaram a desejar mais conhecimento, houve um aumento real na busca de conteúdo de qualidade ou de aperfeiçoamento, o Youtube passou a ser canal de aprendizado, seja para jardinagem ou para física quântica espacial e racismo. Tudo que está sendo debatido está no Google.

Dá para encontrar temas com jornadas e tendências de comportamentos de consumo ou até mesmo coletar esses dados. Com toda essa informação, a orientação para quem ainda está perdido ou precisa de um novo caminho, vale saber que o Think With Google é fonte segura de informação e que isso é uma grande oportunidade de buscar o que é preciso para ter suporte para o seu negócio, e fazer isso orientado por dados. Os dados são o ponto de partida. Há a preocupação de abarcar grandes e pequenos clientes e em todos os perfis. Conteúdo de qualidade há 1 clique de distância.

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Outubro 2024

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