Aprimorar o talento por meio de funções analíticas significa, antes de mais nada, estudar muito e participar na prática de projetos que demandam um novo jeito de pensar e agir. Meus últimos anos têm sido uma imersão em muitos dados, escuta ativa e transformação digital. Passei por vivências como Gestão 4.0, o Disney Experience, livros como Storytelling com Dados e serviços de inteligência em empresas como a promotora de eventos NürnbergMesse Brasil, na qual usamos dados para construir um novo conceito de acesso a mercado.
Tão ou mais importante que a tecnologia, organizar o conteúdo de forma sistêmica tem sido um grande desafio. É pensar em cada uma das empresas que participam de um evento e entender o que faz sentido para elas, individualmente, no processo de acessar potenciais compradores. E do outro lado entender o que deixaria uma empresa mais competitiva se ela tivesse acesso a fornecedores qualificados.
Quando não estamos estudando novas práticas e testando dezenas de funções, estamos filosofando sobre meios para tornar essa experiência mais intuitiva e orientada para resultados. E acho (acho não, tenho certeza) de que chegamos ao que estávamos procurando. Por que digo “nós”? É o que você vai descobrir agora.
Com objetivo de colocar em prática, com simplicidade, uma das mais cobiçadas ciências do presente, que é o uso de dados, a Serinews aliou-se à NürnbergMesse Brasil para lançar o aplicativo Ni_lab Smartdata – uma plataforma disponível por assinatura, que estará na palma da mão de vendedores como ferramenta de ativação.
Será um jeito prático de entender o universo de empresas, potenciais clientes, e a classificação de market share do que já se conhece. Por meio de estímulos com conteúdos relevantes, vamos entregar ideias, de forma muito específica, para motivar os vendedores em direção às oportunidades. E para isso usaremos muita gamificação e um serviço de concierge de modo a alinhar o interesse entre as empresas.
Quanto vale ter o universo de empresas do seu interesse na palma da sua mão? Quanto vale o tempo para achar uma agulha num palheiro? Que tal otimizar anos em segundos? Chegou a hora. Eu estou muito feliz com esse lançamento. Seja bem-vindo, Ni_lab Smartdata, meu filho! Passo a liderar esse projeto como sócio da NürnbergMesse. Juntos vamos colocar de pé um laboratório de inteligência pensado nas empresas que participam de feiras e eventos de negócios. Um serviço exclusivo e para poucos. Uma entrega pensada na exclusividade.
E por essa jornada preciso fazer muitos agradecimentos especiais aqui.
Começando por João Paulo Picolo que preside a NürnbergMesse Brasil. Juntos, vislumbramos um modelo de negócio vertical, pegamos as minhas ideias sobre o projeto de inteligência e aplicamos no negócio de eventos. O desafio era transferir, para dentro desse ambiente inegavelmente bem-sucedido, um laboratório de inteligência capaz de expandir e acompanhar os clientes o ano inteiro. E não foi na base do susto: começamos isso muito antes da pandemia, durante um almoço em Orlando, Flórida, quando participamos, juntos, de um evento internacional.
Outra figura que eu preciso destacar, de igual importância, é o vice-presidente da NürnbergMesse, Diego de Carvalho. Com ele estou colocando em prática a construção de uma plataforma incrível para novos negócios. Para você ter uma ideia, tivemos a oportunidade de apresentar essa novidade no FMI, em Washington DC, para a então vice-presidente do Fundo Monetário Internacional, Carla Grasso. Confesso que foi uma das experiências mais marcantes da minha vida.
E por fim, e não menos importante, agradeço aos times de profissionais da Serinews, da NürnbergMesse Brasil e aos nossos parceiros de negócios, como Opah, Cial e Samsung. São todos companheiros de milhares de horas, planejamento e imersões em assuntos para lá de complexos. Foram muitos papos densos e discussões enriquecedoras para validar conceitos e hipóteses. Contamos ainda com uma dezena de profissionais altamente qualificados, selecionados com muito critério por meio de empresas fornecedoras. Ah, e vale lembrar que, além de toda essa inteligência humana, contamos com o melhor do que a inteligência artificial tem a oferecer.
Caro leitor, quanta honra estar aqui, ao lado dessas feras, para desbravar esse grande e importante desafio de empreendedorismo – e de vida. Que privilégio poder compartilhar essa felicidade, em primeira mão, com você, que sempre prestigiou nosso trabalho na revista. Muito obrigado.