Ana Cecília Navarro é uma das fundadoras da Dra. Cherrie e está na lista de 30 under 30 da Forbes. A Dra. Cherie surgiu da vontade de se destacar, da sua fundadora, que durante a pós-graduação em odontologia pediátrica teve a necessidade de representar a sua personalidade nas vestimentas, no caso dela, nos jalecos.
Desde o início a ideia é que fosse uma marca, mas começou apenas com a visualização dela, mas com a produção de apenas 5 tocas, e a partir daí investindo para o crescimento. A empresa começou em paralelo com os trabalhos nos consultórios ou como funcionária. O período para fazer acontecer era nos finais de semana e de madrugada.
A Dra. Cherrie começou em novembro de 2014, com R$2.000 reais de cada sócia, o investimento em qualidade e em redes sociais, que foi o que permitiu uma visibilidade enorme para a empresa que tinha o escritório na cozinha da mãe da Ana Cecília. 7 anos depois a empresa conta com 4 pontos físicos, criou cafés para a marca e o plano é garantir mais lojas físicas ainda esse ano, além do alto impacto do e-commerce, que garante revendas nacionais e internacionais.
“Como jalecos estilizados era um nicho inexplorado, foi interessante entrar nesse mundo, crescemos absurdamente no meio odontológico, muito marketing boca a boca e então começou a crescer para outras áreas. Então veio o primeiro desfile de Jalecos que fizemos na CIOSP, e a partir daí finalmente havia chegado o momento de abandonar o consultório de odontologia para se dedicar à Dra. Cherie e as suas produções.”
O que fazer para crescer
SEJA CURIOSO: você não sabe? Estude, descubra quem sabe, traga para dentro e principalmente: abra mão do perfeito, perfeito não existe, mas ajustes precisam acontecer diariamente.
A curiosidade vai guiar você pelos caminhos necessários para chegar onde você quer.
O ERRO É UMA CONSTANTE: erra-se no produto, no timing, no marketing, na expansão. Errar faz parte, mas o maior erro é não dar a devida atenção a aquilo que você quer que cresça. Não queira 100% de retorno em algo que você só dá 20% de atenção. Olhe para os seus processos e se entregue aos seus projetos.
Um negócio dentro do negócio
“O café surgiu de um insight em São Paulo, enquanto todos desacreditavam do físico eu estava focada em criar um ponto de referência. Foi quando eu decidi que precisava oferecer mais para o cliente. Aos poucos começamos a oferecer um café em um copo especial, e os clientes queriam comprar o copo personalizado.”
“Então, em uma viagem de avião, durante o pós parto da minha irmã, a outra fundadora da Dra. Cherrie, eu elaborei a ideia, mostrei pra ela e ela comprou, nós estruturamos tudo, conseguimos o ponto perfeito, ao lado da loja, e então tivemos que aprender a gerir uma loja de moda e um restaurante, então evoluímos de novo para deixar ir a nossa curiosidade, e se tornou um novo negócio, com uma ousadia única que São Paulo nos permite: é o café Cherrie.”
O café em São Paulo hoje tem fila, e é uma delícia, mas o importante é ir devagar, ir passo a passo, com humildade para fazer melhorias, para treinar melhor os funcionários, para pôr a mão na massa, e contribuir com esse crescimento.
Sempre há novos aprendizados, é preciso saber ouvir a sua própria intuição e reconhecer o timing. Entenda que crescer dói, cada dia é uma dor diferente, um aprendizado diferente e quando seu negócio faz parte do seu propósito, é a sua vida que dói. E quando você tem funcionários a vida desses funcionários também é seu aprendizado, transformação e impacto.
O brasileiro é obstinado e persistente, porém algumas vezes ele tropeça na falta de informação. Quando o desafio aparece, se a pessoa não se mostra resiliente, não encara e transforma em algo bom, é nesse momento que a pessoa pode cair.
O bônus e o ônus de ser a Cici
“Eu coloco a lente de aumento onde preciso, eu mantenho meu foco e ignoro o que quer que falem. Eu busco ser melhor todos os dias, continuo na minha jornada de forma honesta em busca do meu sonho.
O importante é seguir seu coração, não importa o que dizem, eu sinto, ouço minha intuição, mudo caminho, mas o meu objetivo sempre segue o mesmo, e é isso que me importa.”