A nova realidade do mercado têxtil é de uma demanda crescente por produtos personalizados. Além disso, o consumidor quer um tempo de resposta rápido para ter as suas dúvidas atendidas e que seus produtos sejam entregues de forma confiável.
Permitir que marcas e criativos imprimam as suas artes, sem ter que produzir em grande escala, faz muita diferença para o mercado. Empresas que aceitarem e se adaptarem a essa nova visão, irão crescer e se destacar.
Na Kornit, nós entendemos essa necessidade e rapidamente adaptamos os nossos modelos de negócio, implementando tecnologia para toda a cadeia de fornecimento da indústria têxtil.
Desde 2019 estamos com uma nova gestão e fazendo movimentos disruptivos na cadeia de fornecimento dessa indústria. Não entregamos apenas máquinas impressoras, estamos criando uma mudança cultural em diversas áreas: logística, comercial, sustentabilidade, marketing, cliente final e muito mais.
A H&M, uma das maiores empresas de moda do mundo, é um caso de sucesso das nossas soluções. O conceito de negócio da H&M é oferecer moda de qualidade com melhores preços, de forma sustentável.
Agora, a empresa oferece uma plataforma de comércio eletrônico que permite impressão por demanda. A Kornit forneceu a tecnologia que permitiu a implementação dessa plataforma. Com isso, a H&M estará aumentando a sua base de clientes, com a visão de expandir sua oferta para além de mercadorias comuns. Recentemente a empresa anunciou que arrecadou 45 milhões de dólares imprimindo produtos por meio da plataforma, que também cuida da sua distribuição.
O projeto da H&M levou mais de três anos para ser implementado. Iniciamos com uma máquina na Turquia e depois complementamos com a integração para o e-commerce. Agora o projeto está finalizado e a H&M cadastrará mais parceiros para atender todo o Leste Europeu. O serviço permitirá a criação de produtos utilizando impressão digital sob encomenda, em uma configuração de e-commerce.
“O consumidor está exigindo produtos e experiências mais personalizados do que nunca. Com nossos investimentos e iniciativas na impressão sob demanda, podemos criar valor para o cliente, parceiros externos e para a H&M Grupo e ser uma força de mudança na indústria de mercadorias. Permitimos que os criadores personalizem mensagens para seus clientes, seguidores e fãs e, ao mesmo tempo, reduzimos o risco de superprodução”, disse Ellen Svanström, chefe de empreendimentos comerciais do Grupo H&M.
O novo investimento que permite projetos como produtos promocionais, jeans escaneados em 3D e cerâmicas personalizadas, foi projetado para mover o mundo em direção à produção customizada, mas ao mesmo tempo, ajudar os comerciantes a construir negócios sustentáveis.
A impressão sob demanda só tende a crescer e a H&M é mais um caso bem sucedido de empresa atendida pela Kornit, que contará com apoio também no background da sua produção.
A H&M também expandiu o seu foco para criadores como artistas, atletas, equipes ou indivíduos, dando a eles uma plataforma para criatividade e expressões, de impressão em menor escala por meio de uma cadeia de suprimentos sustentável e uma rede global. Assim, eles conseguem proporcionar produções em todos os lugares, grandes ou pequenos, locais ou globais. É uma força de mudança na indústria têxtil.
Exploração e crescimento por meio de novos empreendimentos comerciais e tecnológicos são os principais mecanismos para impulsionar marcas que podem liderar o setor.