E seu impacto na formação de times de alta performance
O mapeamento comportamental é uma ferramenta que permite ao RH uma ação mais estratégica e inteligente nas empresas. Com a ajuda dele, fica muito mais fácil montar times de alta performance, que entregam excelentes resultados e apresentam alta produtividade e lucratividade.
O que é mapeamento comportamental?
Trata-se de um processo que visa analisar os perfis comportamentais apresentados por cada pessoa e como eles influenciam na forma que ela responde a diferentes tipos de estímulos. Logo, é uma iniciativa que busca compreender melhor cada colaborador para criar um ambiente que favoreça seu desempenho.
A análise do perfil comportamental dos profissionais permite uma visão mais completa e aprofundada de cada um e do modo como podem interagir entre si.
Com isso, a empresa aumenta a sua capacidade de desenvolvimento e melhora a qualidade de fatores como clima organizacional e desempenho.
O que é time de alta performance?
Um time de alta performance é aquele que consegue alcançar um nível de excelência em produtividade e qualidade das entregas. Trata-se de profissionais que fazem mais, melhor e em menos tempo, ou seja, representam o time dos sonhos de qualquer empresa.
Parece algo impossível de ser alcançado, mas não é. O uso das ferramentas certas, como é o caso do mapeamento comportamental, contribui para a conquista de uma equipe de alto desempenho, sem que os seres humanos por trás dos colaboradores sejam negativamente afetados no processo.
O mapeamento comportamental é uma das ferramentas mais importantes para suportar as ações de montagem de um time de alta performance. Isso pode ser observado em diferentes pontos, como explicaremos a seguir.
Match perfeito entre o cargo
e seu ocupante
Uma das dores do processo de recrutamento é encontrar candidatos que se encaixem perfeitamente nas vagas disponíveis. Nesse sentido, o uso de uma ferramenta de análise comportamental, como o Profiler, possibilita a compreensão mais aprofundada e detalhada, tanto da vaga quanto dos candidatos para chegar ao match perfeito.
Com isso, o RH contrata a pessoa certa para cumprir as atividades de cada cargo, tanto no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades técnicas necessárias quanto em relação às soft skills desejadas.
Motivação, engajamento e clima organizacional positivo
Um profissional que está no cargo certo, fazendo aquilo que gosta e tem competência para fazer, não tem motivo algum para performar mal. Pelo contrário, esses colaboradores se sentem motivados em sua rotina e estão sempre engajados nos diferentes desafios que surgem. Tudo isso acaba afetando positivamente o clima organizacional e contaminando pessoas de outras áreas da empresa.
Produtividade e lucratividade
Outro desafio da Gestão de Pessoas é manter os times produtivos, gerando bons resultados operacionais e financeiros. O mapeamento comportamental permite que o RH avalie os elementos que motivam e engajam cada perfil de colaborador e utiliza isso a favor do negócio.
Dessa forma, todas as ações são voltadas para a promoção de um ambiente mais produtivo e estimulante, que incentiva as pessoas a buscarem a melhoria contínua em processos. O resultado disso é refletido no aumento da produtividade e da lucratividade da organização.
Desenvolvimento, inovação e vantagem competitiva
Times de alta performance estão em constante desenvolvimento, por isso, têm uma forte característica inovadora. O mapeamento e a gestão comportamental possibilitam uma abordagem mais precisa e direcionada dessa evolução, alinhando os objetivos da empresa às habilidades e desejos de cada profissional.
Como formar um time de alta performance?
Para formar um time de alta performance é preciso usar inteligência e estratégia. Entre as diversas providências a serem tomadas, é fundamental se atentar a três aspectos que fazem toda a diferença no sucesso desse tipo de empreitada.
Dedique-se à engenharia de cargos
O primeiro passo a ser dado é definir muito bem os cargos da empresa. A engenharia de cargos é um processo essencial na montagem de times de alta performance, pois ela ajuda a especificar hard e soft skills necessárias para o alcance dos resultados esperados.
Nessa etapa, é muito importante mapear o perfil comportamental de quem já se encontra nas equipes para entender o que está sendo positivo ou negativo e, assim, redefinir cada cargo de forma mais inteligente e estratégica para o negócio.
Otimize os processos de Recrutamento e Seleção
O processo de Recrutamento e Seleção é o ponto de partida da relação entre a empresa e seus colaboradores. A escolha da pessoa certa para preencher cada vaga deve ser baseada no desenho do cargo, com todas as suas exigências, e no quanto cada candidato se enquadra nessas exigências.
O mapeamento comportamental é indispensável para conseguir que esse match seja perfeito.
Invista em People Analytics
Depois que a pessoa é contratada, o trabalho ainda não terminou. Todo time precisa de um acompanhamento constante para se manter performando bem. Nesse sentido, é muito importante ter uma rotina de avaliação de desempenho e investir em People Analytics para realizar análises mais completas e detalhadas.
Depois que um time alcança certo nível de entrega, são os pequenos detalhes que farão com que ele não perca rendimento. Para tanto, é preciso contar com dados e informações mais variadas para garantir uma rápida atuação em caso de desvios, bem como a pronta identificação de oportunidades de melhoria e inovação.
Como vimos, o mapeamento comportamental proporciona muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores. A formação de times de alta performance pode ser exatamente o que o seu negócio está precisando para se diferenciar e se destacar no mercado. Então, aproveite as dicas e comece a mudança o quanto antes!