Transformação Digital está na pauta estratégica de 90% dos varejistas (e provavelmente de todos os outros negócios também). Mas será que estamos conseguindo atuar em todas as camadas que envolvem essa transformação?
Para 41% das empresas de varejo (estudo SBVC) a Cultura Organizacional é a maior dificuldade nesse processo.
Mas o que é isso na prática? Trata-se de ser mais rápido? Ter squads? Ter um bom ecommerce? Tudo isso, e muito mais.
Dividimos aqui os 7 pilares o que desenvolvemos ao longo de mais de 10 anos realizando processos de transformação digital em grandes, médias e pequenas empresas de diferentes setores. Vem com a gente conhecer.
1– PROPÓSITO
A transformação acontece quando estamos intrinsicamente envolvidos no nosso desafio. Onde as pessoas entendem a sua contribuição para um propósito maior.
2– EMPATIA
A organização dos novos tempos se coloca no lugar dos seus clientes e colaboradores. Constrói a partir de uma visão empática dos seus stakeholders. Essa é a chave para a mudança de um olhar pra dentro, autocentrado, para um olhar para o mercado.
3– CONFIANÇA
Confiança como base para a construção de relações transparentes, autênticas e, consequentemente, integradas. A colaboração acontece quando podemos expressar nossos pensamentos, sentimentos e opiniões sem julgamento, respeitando as diferenças e entendendo que a soma de visões é mais valiosa do que o conhecimento de um.
4– EMPODERAMENTO
Precisamos desenvolver a organização para construir equipes altamente engajadas, que entregam resultados excepcionais. Para tanto, é importante passar de uma cultura onde as pessoas são direcionadas, para uma cultura onde as responsabilidades de cada um estão claras e todos entendem o seu papel no todo e conseguem atuar de forma autônoma.
5– REDE
Mais do que equipes, influenciar redes. Para isso, precisamos passar de um mindset de controle, com acompanhamento constante e micro gerenciado, para uma Liderança que direciona até onde a organização precisa chegar. Inspira a partir do propósito, empodera e confia em suas redes para chegarem lá.
6– CICLOS CONTÍNUOS
Vivemos em um mundo em constante evolução e não conseguimos prever como será o nosso futuro. Nesse contexto, a melhor forma de diminuir os riscos e ter sucesso, é abraçar o incerto e ser o mais rápido e produtivo em testar novas coisas. Aqui entra a mentalidade de aprendizagem contínua, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.
7– EXPERIÊNCIA
Os novos tempos exigem inovação constante para se manter competitivo diante das mudanças e evoluções do mercado. Tecnologia e inovação devem ser integradas ao core do negócio para entregar experiências únicas e de valor para os clientes, agindo rápido aos movimentos de mercado.
E para você? Onde está a maior dificuldade no seu processo de transformação?