O ano é 2022 e você ainda se questiona sobre quais estratégias de marketing podem impactar o seu negócio. São tantas opções, canais e decisões que a pergunta mais comum dos novos empresários é: “Por onde eu começo?”.
Não existe receita de bolo ou fórmula mágica quando o assunto é vender mais, porém, algumas orientações ajudam a dar um norte para que você não se perca durante o processo de amadurecimento do seu negócio.
Para quem você vende?
A regra básica quando nos preparamos para lançar uma nova solução é: ela atende uma dor de mercado? Ou seja, o seu produto ou serviço soluciona uma necessidade real da sociedade? Não adianta abrir um negócio que seja igual aos outros só porque ele parece promissor. O que difere os amadores dos grandes profissionais de marketing é a busca constante por uma solução útil, escalável, criativa e lucrativa, que fure a bolha do senso comum e tenha diferenciais competitivos, mesmo em um cenário com múltiplos concorrentes.
Além disso, definir a sua persona para criar estratégias direcionadas e personalizadas vai fazer toda a diferença no seu processo de venda. Entender o seu cliente e em que momento ele se encontra é fundamental antes de qualquer coisa.
Defina os canais
Entender onde o seu cliente está é uma etapa fundamental dentro do seu plano de vendas. Isso impactará diretamente a decisão de onde estabelecer a presença da sua marca. As suas vendas acontecerão na internet ou fora dela? Usará as redes sociais ou um site? Usará as mídias tradicionais para comunicar a sua solução ou focar na construção de um aplicativo?
Cada uma dessas escolhas colocará você em uma direção específica e lhe dará a chance de explorar inúmeras possibilidades de interação com o seu cliente. Estudar esses cenários e definir a sua abordagem é extremamente importante no processo de construção do seu negócio.
Venda 3.0
Vender uma solução já deixou de se tratar somente de transações financeiras. O novo horizonte do marketing é a entrega de experiências duradouras que possibilitem uma proximidade com a marca e, consequentemente, a redução do churn e continuidade do Lifetime Value (LTV). Perceba que a conclusão de uma compra é uma pequena etapa em uma gigantesca cadeia de construção de valor. Grandes empresas desenvolvem estratégias de contato omnichannel e focam no pós-venda para se aproximarem do seu público de forma permanente.
Calcular seu NPS e definir estratégias
de relacionamento é uma das mais importantes iniciativas que uma empresa pode fazer para elevar o status de um cliente a embaixador da marca. Não se esqueça que conquistar um novo custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter
um atual.
Estudar o mercado e ter um time especializado ao seu lado fará toda a diferença na hora de lançar um novo produto ou serviço. Você está pronto para vender mais?