Sucesso à flor da pele

Com a Espaçolaser, o CEO Paulo Morais revolucionou o business de tratamento estético no país, democratizando a depilação a laser. Em plena expansão, o negócio hoje marca presença nos shoppings, avança pela América do Sul e tem uma cultura de respeito à diversidade e ao meio ambiente.

Muito antes que a pandemia viesse trazer marcas de ansiedade ao rosto de milhões de brasileiros, o advogado (e já empreendedor) Paulo Morais teve uma iniciativa que mudaria os rumos do tratamento estético no Brasil. Em 2004, reuniu-se com o dermatologista Ygor Moura e o ex-militar Tito Pinto para abrir um negócio inovador nesse ramo, envolvendo tecnologia de ponta e uma cultura diferenciada: a Espaçolaser, uma empresa dedicada à depilação – como o nome diz – feita a laser. Um conceito então novo no país.

O que era o “sonho de três malucos”, como brinca Paulo, se tornaria, ao longo desses 18 anos, uma das maiores redes de depilação do mundo, que se expandiu Brasil adentro com o formato de franquias – a ponto de, em 2021, fazer sua estreia na bolsa de valores brasileira. Também já abriu unidades em outros países sul-americanos e – importante! – teve decisões acertadas que fizeram com que a companhia saísse ilesa do pior período da crise do coronavírus, quando suas lojas tiveram de permanecer fechadas.

O sucesso financeiro veio acompanhado por uma consciência ambiental e social que torna a Espaçolaser um exemplo de modelo de gestão. Algo que não foi forçado por alguma tendência de momento: sempre esteve na essência do negócio de Paulo Morais e seus sócios.

Saiba mais sobre esse empreendimento fascinante no depoimento dado com exclusividade, por Paulo, para a reportagem da Empresário Digital. É o que você verá na entrevista a seguir.

EMPRESÁRIO DIGITAL Como um advogado de formação acabou partindo para o empreendedorismo na área de estética?

PAULO MORAIS Sou de uma família humilde da periferia de São Paulo, que tem uma trajetória de luta, de muita batalha, e que numa determinada etapa da vida, junto com o pai, reconstrói um escritório de contabilidade. Ao mesmo tempo em que estudava Direito, foi na contabilidade que eu tomei contato com o universo dos pequenos e médios empresários, para quem eu fazia toda a parte fiscal e de folha de pagamento. E aí surgiu um encanto por esse mundo. Já formado, mas ainda sem condições de investir, o caminho foi a advocacia. Porém, tão logo tive condições e recursos para empreender, comecei com alguns negócios, anteriores à Espaçolaser. Uns fizeram muito sucesso, outros nem tanto, mas todos me trouxeram bastante aprendizado.

EMPRESÁRIO DIGITAL A que fatores você atribui o êxito desse empreendimento, que é o maior do Brasil no campo da depilação a laser?

PAULO MORAIS A Espaçolaser veio para ocupar uma área do tratamento estético que até então não existia e era pouco conhecida. A depilação a laser surgiu como uma nova metodologia. O nosso objetivo desde o início foi democratizar esse tratamento, porque no começo só gente com muitos recursos tinha acesso a esse serviço, e queríamos que mais e mais pessoas alcançassem esse benefício. A democratização do cuidado estético é um estímulo constante, junto com a nossa paixão pelo negócio. Lá em 2004 houve o encontro de três malucos, os três sócios-fundadores dessa companhia, que se uniram para uma conversa ainda sem grandes pretensões, mas que juntos decidiram fazer uma grande jornada, cheia de paixão, desafios, momentos de preocupação, mas com muita alegria também.

EMPRESÁRIO DIGITAL Como foi enfrentar a pandemia, principalmente no momento em que o atendimento presencial estava inviável?

PAULO MORAIS Foi um desafio gigantesco. Somos um varejo de serviço que depende de ter as lojas abertas, até por questões regulatórias. Só entregamos o trabalho com o cliente indo à loja. Então ter as unidades fechadas nesse momento tão delicado era algo inimaginável.

Como manter o funcionamento? Mas a gente se adaptou ao novo, manteve toda a empresa operando, e então com um novo desafio: mesmo com as lojas fechadas, continuar vendendo, impactando os clientes, conversando com eles. De forma surpreendente e muito positiva, vimos os clientes entendendo o propósito daquele momento e continuando a comprar o serviço. Tínhamos a seguinte condição: comprou hoje, eu entrego o serviço assim que puder. Isso fez com que a empresa se mantivesse muito ativa.

EMPRESÁRIO DIGITAL Vocês precisaram fazer demissões?

PAULO MORAIS A primeira grande decisão, logo no começo, foi não demitir ninguém. E tínhamos um bom motivo para isso: uma empresa que presta serviço, que tem uma cultura, como faria se tivesse de recontratar 100% dos colaboradores? Então assumimos o ônus de manter todos conosco, na certeza de que, ao reabrir, voltaríamos muito fortes, mantendo a cultura e tudo o que ganhamos de aprendizado numa jornada de 18 anos.

EMPRESÁRIO DIGITAL Vocês inovaram levando a depilação a laser para dentro de shopping centers. O que foi preciso mudar na mentalidade dos clientes para marcar presença nesses espaços?

PAULO MORAIS O grande desafio foi convencer o administrador do shopping de que uma empresa de depilação a laser podia estar dentro do seu mix de produtos e serviços. Para se ter uma ideia, no primeiro shopping em que tentamos, a resposta imediata foi “não”. E eu, pessoalmente, tive de investir três meses num trabalho de convencimento para provar que, efetivamente, seria vantajoso ter uma clínica de depilação a laser dentro de um corredor desse espaço nobre. Para você entender a mudança de mentalidade, hoje os empreendimentos já preveem a presença da Espaçolaser, inclusive como serviço gerador de fluxo para o shopping.

EMPRESÁRIO DIGITAL Para onde você pretende expandir essa operação? Há algum tipo de público que ainda não procura a depilação a laser hoje e vocês poderiam alcançar?

PAULO MORAIS Na nossa base de clientes, há 10% de público masculino, que cada vez mais entende os benefícios do tratamento. Quando a gente fala em depilação a laser, a primeira reação do homem é achar que não funciona. Mas todo dia ele se depila ao fazer a barba. Temos mostrado que, em vez de fazer isso com lâmina, usar o laser vai gerar um resultado muito melhor para a pele. Para quem tem problema de foliculite, então, o problema fica definitivamente resolvido. Esse é um público importante que pode crescer e, em termos de expansão, a ideia é continuar avançando pelo Brasil. Já pensando fora das nossas fronteiras, hoje estamos na Colômbia, no Chile, na Argentina e recentemente abrimos no Paraguai.

EMPRESÁRIO DIGITAL Vocês têm uma imensa maioria de mulheres trabalhando na empresa, mas também têm homens hétero, homossexuais, transexuais… O respeito à diversidade faz parte da cultura da Espaçolaser?

PAULO MORAIS Desde o momento do nascimento dessa companhia, a gente entendeu que isso seria a regra. Aqui não estamos preocupados com a condição de ninguém. Na nossa cabeça é assim: é comprometido? É competente? Venha trabalhar com a gente. Então, além de ter mais de 96% de mulheres na Espaçolaser, todas as comunidades são bem-vindas. E ficamos contentes demais, porque essa diversidade faz com que sejamos percebidos de forma diferente, interessante e positiva pela sociedade.

EMPRESÁRIO DIGITAL Você falou dos outros países que têm lojas da Espaçolaser. Qual a sua estratégia de internacionalização da marca?

PAULO MORAIS O primeiro desafio era entender se nosso modelo funcionaria além das nossas fronteiras. Aconteceu na Argentina, e ali descobrimos que era possível e que funcionava bem.

Agora, com esse conhecimento e tendo uma visão mais ampla do nosso negócio, entendemos que será um processo natural de crescimento para outros países. Ainda não posso dizer quais serão, mas é algo que está no nosso radar.

EMPRESÁRIO DIGITAL Muita empresa adota conceitos de ESG só para ter aceitação junto aos fundos de investimento. Esses conceitos já faziam parte da essência da empresa antes da ideia de abertura de capital?

PAULO MORAIS Embora pareça que hoje ESG é uma moda, ele faz parte verdadeiramente do coração da nossa empresa. Um projeto como o Atletas Espaçolaser, que apoia 50 esportistas, em 8 modalidades, surgiu de forma natural. Foi com um amigo nosso, que era surfista, e meu filho, atleta da esgrima brasileira. A partir daí, fomos apoiando mais e mais jovens que têm o sonho de ser um atleta olímpico ou até mesmo fazer do esporte um modo de vida, pensando em dali para a frente ser um técnico, treinador de uma modalidade. Já no que diz respeito ao meio ambiente, somos uma empresa com consciência absoluta, que gera poucos resíduos. Aliás, contribui de forma indireta, porque, quando a pessoa se depila a laser, deixa de usar cera e lâmina de barbear. Tanto lâminas quanto cera vão para o meio ambiente e, em média, demoram 400 anos para se degradar. Também há outros projetos, como o de trazer pessoas com deficiência intelectual para trabalhar conosco. Eu sou pai de um jovem com deficiência intelectual. Então a percepção e a sensibilidade para o tema surgem de forma espontânea. Nos últimos tempos, só organizamos e formatamos de maneira mais adequada os projetos que já tínhamos desde a formação da companhia.

EMPRESÁRIO DIGITAL O que você diria para quem ainda não conhece o tratamento?

PAULO MORAIS Fica o convite, para quem tiver interesse pela experiência de conhecer a depilação a laser, de vir experimentar de forma gratuita. Seja homem ou mulher. Existe uma cortesia que a gente dá para as axilas da mulher ou para faixa de barba do homem, por exemplo, para que eles conheçam o tratamento. O resultado é extraordinário e todo mundo tem condições de pagar. Ah, e não dói como falam.

Outubro 2024

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