Maior referência no segmento de beleza natural ligada às sobrancelhas, Natalia Martins, proprietária do Natalia Beauty Group, criou uma técnica própria que conquistou celebridades e montou um verdadeiro império, contando apenas com sua criatividade – e um ímpeto empreendedor único em seu mercado.
Para Natalia Martins, o empreendedorismo não surgiu como uma iniciativa resultante de uma vasta experiência no mundo dos negócios. Foi por necessidade. Após a separação do marido, voltou a morar com os pais e tinha uma criança pequena para sustentar. Se havia alguma atividade profissional em que se julgava boa, era fazer a sobrancelha das pessoas. E ela se agarrou a essa habilidade com tanto empenho e talento que transformou um trabalho solo num império de beleza, com clínicas frequentadas por celebridades, como Sasha Meneghel e Jade Picon. Chega a cobrar R$ 12,5 mil pelo procedimento Flow Brows, que ela mesma inventou, revolucionando a estética ligada às sobrancelhas.
Sua marca, Natalia Beauty, hoje é referência de alto padrão em atendimento num ramo ligado a valores tão essenciais, como autoestima e bem-estar. Muito acima da pura vaidade relacionada aos cuidados com a beleza, Natalia ainda reverte parte do seu faturamento em projetos sociais (do seu próprio Instituto Natalia Beauty) para empoderar mulheres em situação de vulnerabilidade. Vale muito a pena entender as ideias e as estratégias que levaram essa mulher de fibra e criatividade ao topo do mundo quando se refere ao business de beleza. É o que você vai encontrar na entrevista a seguir.
EMPRESÁRIO DIGITAL Por que você lançou essa técnica Flow Brows com a qual você se destacou tanto?
NATALIA MARTINS Logo entendi que o mercado estava saturado do trabalho mais padronizado com sobrancelha, e encontrei uma oportunidade de ter algo muito mais natural, baseado no rosto da pessoa e não em algum tipo de medida. Até então, tudo que a gente tinha aprendido com sobrancelha era baseado em molde, então todo mundo replicava as mesmas medidas em todos os rostos. E isso começou a me incomodar. Como profissional, eu fazia a sobrancelha das pessoas e via que não ficava bonita ao usar o mesmo formato para todo mundo. Cada rosto tem o seu formato de arcada óssea. Então eu comecei a estudar a parte superior da face. E eu entendi que a sobrancelha contorna exatamente o ossinho frontal, e que não adianta colocar um outro formato de sobrancelha. Por isso a gente vê muitas pessoas com a sobrancelha que não tem nada a ver com seu rosto.
EMPRESÁRIO DIGITAL E o que surgiu desse seu estudo?
NATALIA MARTINS Comecei com essa técnica, que era a micropigmentação e hoje já é nanopigmentação. Iniciei fazendo um monte de pauzinho, simulando pequenos fios, parecia uma cerca. Mas não ficava tão natural. Então passei a estudar todo dia o comportamento dos fios de sobrancelhas em crianças, mulheres jovens e maduras, e analisar os diferentes padrões. Aí, em vez de fazer fios retos, comecei a fazê-los em movimento, como uma onda. Assim os fios se encontram e fazem volume, dando uma impressão bem mais natural, porque nenhum pelo nasce retinho, um ao lado do outro. Fiz cursos na Rússia, em Dubai, na Sérvia, em muitos lugares, até que produzi a sobrancelha toda em onda, e ficou linda. Lembro que fiquei apaixonada, foi amor à primeira vista. Olhei para o meu trabalho e falei “que sobrancelha flow!”. Foi como surgiu o nome.
EMPRESÁRIO DIGITAL Já veio a confiança de que essa novidade iria fazer sucesso?
NATALIA MARTINS Deu uma insegurança, na verdade, porque eu estava trazendo uma coisa nova onde todo mundo pede padrão, todo mundo ensina padrão, e eu estava indo na contramão disso. A chance de pegar talvez fosse limitada, mas, quando comecei a falar sobre isso nas redes sociais, passei a atrair muita gente, pessoas interessadas em se sentir na sua melhor versão. E aí começou a vir influencer, vir celebridade, gente que tinha mais alcance. Minha agenda começou a ficar lotada e eu tive de ensinar para escalar o meu trabalho na época. E aí virou esse império todo.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você tem muitas clientes famosas. Por que acha que atraiu tanto esse público diferenciado?
NATALIA MARTINS Talvez justamente porque eu ofereça um trabalho muito diferenciado. O ser humano gosta de se sentir exclusivo. É assim com as celebridades e os influenciadores. Quando percebem que a técnica realça a beleza natural única de cada um, a pessoa se sente exclusiva assim.
EMPRESÁRIO DIGITAL Hoje o homem também faz a sobrancelha. Como você vê essa mudança de perspectiva do público masculino, que agora também procura o cuidado com a beleza?
NATALIA MARTINS Havia um pouco de preconceito em relação a isso. Mas é algo que não tem nada a ver. O homem também tem pele, tem cuidado com o envelhecimento, todo mundo quer ter uma pessoa bonita ao seu lado. A gente tem recebido cada vez mais o público masculino aqui. Nessa conscientização de que é importante para o homem se cuidar, temos protocolos aqui na clínica que são masculinos. O tratamento é quase o mesmo, só que, quando começamos a divulgar que havia um cuidado exclusivo para homens, eles começaram a fazer. Acho que é um momento até de libertação deles, sabe? De falar “cara, eu me cuido mesmo, e é bacana se cuidar também”.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você é uma empreendedora de sucesso. O que você considera importante para ter esse êxito no setor de beleza pessoal?
NATALIA MARTINS Eu acredito em quatro pilares fundamentais para qualquer empresa ter sucesso. O primeiro é ter uma mentalidade próspera e abundante. O coletivo precisa ser positivo. Aquela galera negativa dentro da empresa, que só reclama, só fala mal da empresa, faz com que o negócio fique com os dias contados.
Outro pilar é o marketing. Toda empresa tem de contar uma boa história. Todo mundo hoje tem conexão emocional com histórias. Então qual é o branding? Qual é a história da marca? Qual é a mensagem principal dela? Isso tem de estar muito claro. O terceiro pilar é a cultura da empresa.
Tem que saber o que você faz, como você faz e por que a empresa faz o que ela faz. Todos precisam falar a mesma língua ali dentro. E o quarto pilar é ter um projeto social. A possibilidade de ajudar os outros é uma oportunidade. Aquela frase “é dando que se recebe” é real.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como despertou em você essa vocação para empreender?
NATALIA MARTINS Olha, ela veio pela necessidade. Eu não comecei com um planejamento, uma estrutura… Não, eu estava no fundo do poço, endividada, com a minha filha pequenininha no colo, de 2 anos, voltando a morar em São Paulo, totalmente perdida, divorciada. Não sou formada em faculdade, nunca tinha feito um curso. Além de ser secretária, ser recepcionista ou caixa, a única coisa que eu sabia fazer era sobrancelha. Então comecei a atender na casa das clientes. No começo estava sozinha, eu era minha empresa, mas já tinha um pensamento de empreendedora, passei a olhar para algo maior, comprando a hora de outros colaboradores. Ensinando, expandindo, dando espaço…
EMPRESÁRIO DIGITAL Como tem sido para você o uso do Instagram para divulgar o seu trabalho e consolidar esse sucesso que você tem tido?
NATALIA MARTINS A rede social foi um presente para os empresários,podemos hoje usar a internet com muita facilidade para falar do nosso trabalho. Só no Instagram, há 132 milhões de usuários ativos. É muita gente, muita oportunidade. As empresas têm de explorar isso. E eu uso meu Instagram não como empresa, por incrível que pareça, mas como Natalia Beaty. Por isso a minha comunidade é muito forte, já que tem o ser humano muito presente na marca também. Aliás, eu acho que as marcas precisam aprender a usar a rede social para criar relacionamento, e não para afastar o cliente. Precisa, por exemplo, deixar de lado aquela linguagem extremamente formal. Para estreitar o relacionamento, as pessoas gostam que as marcas se comportem como pessoas, e não como robôs ou entidades. Eu uso muito Instagram para vender, para criar relacionamento, para criar comunidade, para distribuir conteúdo para as outras redes sociais. Então a rede social é muito importante para o negócio.
EMPRESÁRIO DIGITAL Que trabalhos te levaram a prestar serviço em outros países?
NATALIA MARTINS Foi justamente a técnica de Flow Brows. Não apenas fazemos sobrancelhas, mas nossa equipe ministra cursos na Europa e nos Estados Unidos.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como tem sido a estratégia de expansão de negócios?
NATALIA MARTINS Essa estratégia é baseada na quantidade de alunos que já vieram até o Brasil de determinado país fazer nosso curso. Se ela tem esse interesse, é porque há procura no país dela. Então, por exemplo, se vêm 40 alunas de Lisboa para cá, eu tenho muita chance de abrir uma unidade em Lisboa e ter sucesso. Se vêm 20 dos Estados Unidos, eu tenho grande chance de abrir lá. Nunca é algo aleatório. E daí é uma questão de tempo, de estruturar o projeto de franquia que está no forno, quase saindo, prontinho. Porque já captei todos os possíveis franqueados no mundo, toda hora eu coloco um formulário de captação de interessados em franquia, e já temos cerca de 2 mil interessados. Então a ideia agora é só esperar esse projeto ficar pronto para eu espalhar a Naty Beauty para o mundo todo.
EMPRESÁRIO DIGITAL E quanto à diversificação de serviços? Na sua perspectiva, isso é algo que vem de uma demanda dos clientes ou que você já vislumbra que vai ser necessário para
o futuro?
NATALIA MARTINS Sempre que eu penso em novos serviços aqui na empresa ou em cursos, eu cocrio isso com a minha audiência. Os meus seguidores trazem muitas ideias de coisas para mim, o que é muito bom. E eu observo o mercado.
Então, eu estou sempre atenta às tendências, ao mercado, à movimentação, como está o consumo, quem está consumindo mais, quem está consumindo menos. E aí, com esses dados nas mãos, vou criando produtos e serviços para suprir essa demanda. Às vezes eu penso em algo que a pessoa ainda não sabe que ela precisa.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como você vê seu negócio no médio prazo, assim, daqui uns cinco anos?
NATALIA MARTINS Eu vejo a empresa como um grande grupo de beleza, bem-estar e saúde. Quero estar com a linha de produtos no mundo todo, estar com a linha de clínicas também bombando muitas unidades. Eu vejo uma expansão mundial muito grande para os próximos cinco anos.
EMPRESÁRIO DIGITAL O que você tem desenvolvido de projetos sociais e por que se envolveu nessas causas?
NATALIA MARTINS Temos alguns projetos sociais aqui no grupo, mas quero destacar um projeto de educação, porque acreditamos que a sociedade só se transforma por meio
da educação, da profissão, da independência financeira para as mulheres, principalmente, que é uma causa que eu assumo com muita intensidade. Todo mês, nossas professoras vão à Penitenciária Feminina de São Paulo, vão à Casa da Mulher Brasileira, vão à fundação CASA que presta assistência a jovens infratores de 12 a 21 anos incompletos em todo Estado de São Paulo, e ministram o curso de sobrancelha para as reclusas e para as que estão em situação de vulnerabilidade social. E, ainda falando em mulheres, temos um projeto de autoestima, com a produção de aréolas de silicone médico para mulheres que passaram por mastectomia por causa de um câncer de mama. Também reconstruímos aréolas com técnica de nanopigmentação. Mas, além desses projetos fixos, estamos sempre buscando novas oportunidades de ajudar os outros, seja em orfanatos, Instituições de Longa Permanência para Idosos ou maternidades. Como disse, o projeto social é um dos pilares do nosso negócio.