Novo bot permite pesquisa e consultas no aplicativo de mensagens, ampliando alcance de ferramentas de IA
A Microsoft lançou um chatbot no aplicativo de mensagens Telegram, permitindo aos usuários fazer pesquisas, perguntas e interagir com o assistente de IA, Copilot. O projeto está em fase beta e é gratuito para usuários em dispositivos móveis e desktops. O bot oficial pode ser encontrado pelo nome de usuário @CopilotOfficialBot, sendo necessário compartilhar o número de telefone do Telegram com a Microsoft para ativar o serviço.
O Copilot for Telegram está limitado a solicitações de texto e não pode gerar imagens. No entanto, ele pode pesquisar informações na internet, sugerir filmes, criar rotinas de exercícios, auxiliar em tarefas de codificação, traduzir conversas e encontrar informações rápidas. A interação é limitada a 30 turnos diários.
A adição do Copilot ao Telegram faz parte da estratégia da Microsoft de expandir seus assistentes de IA. A empresa já oferece Copilots para aplicativos de negócios, PCs com Copilot integrado e Microsoft 365, com uma versão paga que fornece acesso aos modelos de IA mais avançados por US$ 20 mensais.
O mercado de assistentes de IA está em crescimento, com diversas empresas oferecendo soluções semelhantes. A Meta integrou a Meta AI aos seus aplicativos de chat, incluindo Messenger, WhatsApp e Instagram. O Google introduziu o Gemini nas mensagens do Google em dispositivos Android.
Este movimento reflete a crescente demanda por ferramentas de IA em plataformas de comunicação, proporcionando aos usuários acesso a assistentes virtuais capazes de realizar uma variedade de tarefas.