Ferramenta permite visualização de roupas no corpo do cliente, elevando conversões e ticket médio.
A marca de roupas Reserva adotou, em julho do ano passado, um provador virtual em seu site, desenvolvido pela startup Doris. A ferramenta, em desenvolvimento há quatro anos, permite ao cliente visualizar como as roupas ficam em seu próprio corpo ou em um avatar, utilizando apenas duas fotos e informações como altura, peso e gênero. Segundo a empresa, a precisão da ferramenta está entre 96% e 97%.
Marcos de Moraes, CEO da Doris, detalha o funcionamento: “A Doris dissolve a imagem da roupa, calcula as medidas do corpo e reconstrói isso aplicando a peça nas medidas da pessoa.”
Para os clientes que não desejam ou não possuem uma foto, estão disponíveis avatares com diferentes tipos de corpos. O provador permite ainda experimentar mais de uma peça de roupa por vez e testar diversas combinações. Entre janeiro e março deste ano, a Reserva registrou um aumento de 35% no ticket médio das compras feitas com o sistema da Doris, além de um crescimento de 18% no número de peças compradas por pedido. A taxa de conversão mais do que dobrou, e o tempo de permanência nas páginas de produtos quase triplicou, com um aumento de 194%.
José Alberto Silva, diretor de Business Intelligence da Reserva, afirma que a tecnologia será integrada ao aplicativo da marca ainda neste mês. “O público da Reserva, excluindo aquele da Reserva Mini, varia de pouco mais de 20 até 40 anos. Esse público mais jovem tem maior afinidade com esse tipo de tecnologia, o que será reforçado no aplicativo.”
Para integrar o provador virtual ao sistema de e-commerce, a Reserva precisou fotografar seus produtos além das imagens tradicionais com modelos. Inicialmente, a inteligência artificial só trabalhava com fotos em padrões rígidos, mas agora adapta-se a fotos simples de duas dimensões. “A inteligência artificial foi aprendendo a ler aquilo que, às vezes, não está dentro dos padrões estabelecidos. Um exemplo disso é que ela aprendeu que uma camisa pode ser colocada por dentro ou por fora da calça”, explica Marcos de Moraes.
A Doris e a Reserva planejam expandir o uso do provador virtual para acessórios, permitindo a composição de looks completos. A meta futura da Doris é eliminar a necessidade de o usuário fornecer dados como altura, peso e gênero, aprimorando ainda mais a personalização das roupas ao corpo do cliente.