Meta anunciou a expansão do programa Meta Verified para usuários do WhatsApp Business no Brasil, Índia, Indonésia e Colômbia, com planos de assinatura a partir de $14 por mês. Este movimento visa oferecer novas funcionalidades para empresas, incluindo a verificação e proteção contra falsificação, além de permitir o uso de contas do WhatsApp Business em múltiplos dispositivos.
O programa de verificação foi inicialmente lançado para criadores em março de 2023 e estendido para empresas em setembro do mesmo ano, anteriormente limitado ao Facebook e Instagram. Agora, os comerciantes que aderirem ao plano no WhatsApp receberão um selo de verificação após compartilharem os detalhes do negócio, juntamente com um canal verificado para campanhas de marketing.
Entre as funcionalidades adicionais, está a criação de uma página web personalizada com detalhes do negócio, que pode ser compartilhada com clientes ou fornecedores. O Meta Verified também permitirá que grandes empresas utilizem APIs para atender clientes por chamadas dentro do aplicativo, como bancos ou companhias aéreas. Até agora, os usuários do WhatsApp Business precisavam usar números de telefone pessoais para atender a essas chamadas.
Com mais de 200 milhões de usuários mensais no WhatsApp Business, a Meta busca criar um conjunto completo de soluções para que as empresas possam se comunicar eficientemente com seus clientes. Além disso, a Meta está lançando novas ferramentas de inteligência artificial para suporte ao cliente automatizado e criação de anúncios.
As propagandas direcionadas ao WhatsApp têm mostrado resultados positivos para a Meta. Em 2023, os anúncios “click-to-WhatsApp” atingiram um faturamento anual de $10 bilhões. Empresas como a Shiprocket, na Índia, relataram um retorno sobre investimento em anúncios (ROAS) de 3 a 4 vezes, impulsionando transações e engajamento na plataforma.
Durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2024, a CFO da Meta, Susan Li, informou que a família de aplicativos da Meta gerou uma receita de $380 milhões, impulsionada principalmente pelas mensagens comerciais no WhatsApp.
Um estudo realizado pela Meta em parceria com a Bain & Co revelou uma grande oportunidade no comércio conversacional na Índia. Dos 650 milhões de usuários ativos em plataformas sociais e de mensagens, apenas 200 milhões compram online. Com mais de 400 milhões de usuários do WhatsApp na Índia, a Meta vê uma oportunidade significativa para atrair mais comerciantes e facilitar as compras para o restante da base de usuários.