A utilização de IA para fomentar a inovação e eficiência nos negócios empresariais
O setor de Dados e Serviços da Mastercard está em rápida expansão, contribuindo de forma significativa para o faturamento global da empresa. Raj Seshadri, diretora global de Pagamentos da Mastercard, destaca que a receita com serviços cresce duas ou três vezes mais rápido que o segmento de pagamentos. Este crescimento é impulsionado por um volume massivo de dados provenientes de 125 bilhões de transações com cartões em 210 países.
A Mastercard utiliza a IA para analisar e melhorar a autenticidade das transações, fidelizar clientes e aumentar a captação de consumidores. A plataforma Test And Learn, por exemplo, personaliza dados para eliminar incertezas na tomada de decisões, gerando um melhor retorno sobre o investimento. No Brasil, a Mastercard colabora com empresas como McDonald’s e AB InBev, fornecendo dados em tempo real e personalização de ofertas para aumentar suas receitas.
A economia brasileira é sofisticada, especialmente em São Paulo, onde o pool de talentos é excepcional. No país, a Mastercard desenvolveu o Performance Desk, uma ferramenta de marketing dinâmico que aumenta a taxa de aquisição de clientes. Este conceito foi inicialmente testado no Brasil e depois expandido para outros mercados.
A IA generativa é usada de forma ativa pela Mastercard para aumentar a produtividade e estimular a inovação. Em marketing, a IA auxilia na criação de campanhas, enquanto na cibersegurança, técnicas de dados sintéticos são aplicadas para melhorar a eficiência contra ameaças. O produto Trends, por exemplo, ajuda os clientes a observar tendências de mercado, agora aprimorado com o Trends Chat, que permite interações mais acessíveis e conversacionais.
A Mastercard também promove a inovação através do Innovation Hub, onde consultores trabalham com clientes para desenvolver propostas estratégicas e protótipos em sessões intensivas de criação. A privacidade dos dados é uma prioridade, e a empresa trabalha em conjunto com reguladores para garantir que políticas e regulamentações sejam adequadas.
Seshadri, com uma carreira marcada pela transição da Física para os negócios, se vê alinhada com a transformação global em dados e IA, sem arrependimentos por sua escolha.