faturamento_publicidade_revista_empresario_digital

Faturamento global de publicidade alcançará US$ 1 trilhão em 2026

Projeções indicam crescimento impulsionado por serviços de streaming e eventos esportivos ao vivo

O faturamento da indústria global de entretenimento e mídia (E&M) cresceu 5% em 2023, atingindo US$ 2,8 trilhões, com projeções para alcançar US$ 3,4 trilhões em 2028. Segundo o relatório PwC Global Entertainment & Media Outlook 2024-28, o faturamento com publicidade deve superar US$ 1 trilhão em 2026, representando 55% do crescimento total da indústria nos próximos cinco anos. Em 2028, a receita publicitária deverá ser o dobro da registrada em 2020.

O relatório destaca que o uso e a adesão aos serviços de streaming continuam a crescer, mas os players do mercado buscam a consolidação, eventos esportivos ao vivo, combate ao compartilhamento de senhas e modelos baseados em publicidade para impulsionar o crescimento diante da intensificação da concorrência. Nos EUA, o maior mercado consumidor e publicitário, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) projetada é de 4,3% até 2028. Outros mercados importantes, como China (7,1%) e Índia (8,3%), apresentam crescimento mais rápido, com destaque para Indonésia (8,5%) e Nigéria (10,1%).

A receita global de publicidade deve crescer a uma taxa composta de 6,7% ao ano até 2028, superando os outros dois grandes segmentos de E&M analisados: conectividade (2,9%) e consumo (2,2%). Em 2028, a publicidade representará 77,1% do total de gastos com anúncios, um aumento significativo em relação a 2023.

O uso dos serviços de streaming está em ascensão, com assinaturas globais de serviços de vídeo over-the-top (OTT) projetadas para alcançar 2,1 bilhões em 2028, frente a 1,6 bilhão em 2023. No entanto, a receita média por assinatura OTT global deverá crescer de US$ 65,21 em 2023 para US$ 67,66 em 2028. Isso leva os principais serviços de streaming a buscar novas fontes de receita, como a introdução de variantes baseadas em anúncios e eventos esportivos ao vivo. Em mercados desenvolvidos, essa consolidação se dá pela integração de provedores de serviços de assinatura.

O setor de games continua a se destacar, com receita global atingindo US$ 227,6 bilhões em 2023, um aumento de 4,6%. A previsão é de que a receita ultrapasse US$ 300 bilhões em 2027, quase o dobro do valor registrado em 2019. A região Ásia-Pacífico permanece como o maior mercado regional para games, representando 48,1% do total global, subindo para 54,4% em 2028.

Eventos presenciais, como shows e cinema, também são setores de crescimento, com as vendas de ingressos representando 38,6% do aumento líquido dos gastos dos consumidores em 2023. A receita global do cinema deverá superar os níveis pré-pandemia em 2026.

Para capitalizar as oportunidades de crescimento, a indústria de E&M deve aproveitar o poder de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial generativa, reformulando modelos de negócios e criativos. A tecnologia tem sido utilizada para aumentar a eficiência, mas o foco futuro deve ser na criação de valor através da experimentação e escalonamento de novas soluções e processos.

Mais em

Agosto 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.