🎧 Resumo em Áudio
Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.
Diário do Pará adota chapa Kodak Sonora News
Nova chapa sem processo da Kodak está sendo utilizada juntamente com outras soluções de pré-impressão da empresa
O jornal Diário do Pará, que conta atualmente com uma tiragem de 45 mil exemplares diários, anunciou a adoção da base tecnológica Kodak para parte de sua pré-impressão, bem como o uso das novas chapas digitais Sonora News que configuram como soluções ambientalmente responsáveis, eliminam necessidade de uso de químicos e de processadora, na etapa de gravação digital das chapas, via CtP.
Atualmente, o jornal possui, em seu parque gráfico, um CtP Kodak Trendsetter 400 – V. Antes, quando eram usadas chapas PFN, a velocidade de gravação era de um minuto e 45 segundos. Esse tempo diminuiu para 55 segundos, de acordo com informação do diretor geral do Grupo RBA, que detém o título do Diário do Pará, Camilo Centeno.
“O Diário do Pará vem sendo pioneiro em vários avanços tecnológicos. Foi o primeiro jornal do norte e nordeste do Brasil a adquirir e operar um CtP, e foi o primeiro no Brasil a instalar e operar um sistema de tinta em ultravioleta, entre outras tecnologias. Os resultados desses investimentos em tecnologia visando melhorar a qualidade de impressão do jornal, a redução de perdas e ganhos de produtividade tiveram um impacto direto no mercado leitor e anunciante”, explica Camilo.
Ele destaca o desempenho da chapa no processo de impressão usando tinta UV, fato este pouco comum entre os jornais brasileiros. “O Diário foi o primeiro jornal do Brasil a instalar um sistema de cura de tinta UV em rotativa, em 2003. De lá pra cá, nós testamos várias chapas e tecnologias de CtP para uso com a tinta UV, que tem a característica de ‘atacar’ a chapa, fazendo com que ela ‘morra’ (fique sem partes da imagem) muito precocemente. De todas, indiscutivelmente, as chapas Kodak foram as que melhor responderam a esse problema. Com a Sonora, nós já imprimimos tiragens de 50 mil exemplares sem precisar trocá-la”, diz.