Compartilhe com sua comunidades

Lançamento de embalagens dispara no mundo

Lançamento de embalagens dispara no mundo, segundo levantamento do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM

 

Pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM mostrou que 3.307 embalagens foram lançadas no Brasil no primeiro trimestre de 2012, contra 2.849 lançadas no mesmo período em 2011, com um acréscimo de 458. Esse valor equivale a um aumento de 16,1%. Depois de sofrer uma queda de 2,92% em 2011 os lançamentos no Brasil voltam a crescer, indicando que o ano começou de forma mais ativa, com as empresas colocando seus lançamentos na rua de forma mais intensa.

 

O crescimento no Brasil ficou em nível acima do global. Segundo o Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM houve acréscimo de 10.438 unidades no lançamento de embalagens no mundo, comparando o primeiro trimestre de 2011 com o mesmo período de 2012. Esse valor corresponde a um acréscimo de 15,9% no lançamento de embalagens. O resultado mostra a dinâmica de marketing dos segmentos de consumo das embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e cosméticos, limpeza e pet food.

 

A pesquisa mostrou que 2012 começou de forma positiva no que se refere aos lançamentos de embalagem. “Isto indica que uma dinâmica de marketing mais forte vem sendo implementada pelas empresas que estão tirando seus lançamentos das gavetas e colocando novas embalagens no mercado”, explica o Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.

Os lançamentos expressam essa dinâmica de marketing das empresas demonstram que as empresas estão otimistas depois de terem tido um ano negativo em termos de lançamentos em 2011.

 

O grande destaque do ano na pesquisa do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM foi o esmalte para unhas, que superou biscoitos doces nos lançamentos mundiais assumindo a terceira posição no ranking (logo atrás de”Maquiagem para os Lábios e “Cuidados Faciais”), mostrando que este produto assumiu uma condição  “fashion” no mercado. As embalagens de refeições prontas cresceram 1,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A volta das refeições prontas ao Top Ten indica que esta categoria assumiu uma dinâmica de marketing mais agressiva em lançamentos de novas embalagens e ganhou força no mercado, especialmente os sanduiches prontos e alimentos prontos congelados.

 

Produtos para cabelo, que lideravam o ranking do Brasil, mantiveram sua posição como categoria líder em lançamentos de embalagens com 14,5%, confirmando a importância que tem os cabelos na apresentação pessoal dos brasileiros.

 

O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking dos países que mais lançaram embalagens, e este ano deve ter impulso extra pelo ano eleitoral, que sempre traz novos investimentos que irrigam a economia. 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...
A farmacêutica brasileira Cimed está avaliando a cisão de sua divisão de consumo em uma estrutura independente, estratégia que marca a consolidação de sua ambição de se tornar uma "P&G...
A primeira palestra que vi do Rafael Stark foi em 2023, ao lado de Igor Senra, CEO da Cora, Gabriela Estrada, CEO da Vexi, e do jornalista Vinicius Neder. Sempre...