Compartilhe com sua comunidades

Para o alto: a hora é agora

Assumindo o papel de verdadeiros super-heróis, milhares de empresários têm conduzido suas empresas em meio a dificuldades extremas no Brasil. Muitos negócios sofreram profundamente com a crise. Muitos deixaram de existir. Muitos tiveram de recorrer a bancos para tomar dinheiro emprestado. E muitos passaram a ter problemas fiscais e a lidar com a inadimplência. Nós não podemos ignorar esses fatos. Ainda que sejamos otimistas e acreditemos sempre no melhor.

Mas o que podemos aprender com essa crise e fazer para prosperar? Um dos caminhos é estudar a própria história e aprender com o passado. Outro é acompanhar as notícias e entender as tendências. Um terceiro passa pelos estudos de mercado, avaliando números. Entre esses três caminhos, eu escolhi… todos.

Há meses, tenho estudado a história de empresas que foram líderes no passado e deixaram de existir, passando pelas notícias de lançamento de produtos e tecnologias até chegar à avaliação de quantas empresas temos em cada um dos nichos de mercado. Confesso que tem sido um trabalho complexo, caro, com pouco apoio, mas entendo que é gratificante.

Essa crise nos fez mudar e nos deu uma grande oportunidade. Dizem que, na crise, quem investe colhe frutos. Saber quem são os mercados que vão prosperar, saber quantas são as empresas e onde cada uma delas está parecia utopia no início desse projeto ousado. Mas hoje é realidade.

A Empresário Digital continuará sendo uma plataforma de comunicação, mas haverá muitas novidades. Outras unidades de negócios estão surgindo como possibilidade de atender a uma nova demanda. Estamos discutindo a força da geração de conteúdo e leads. E evoluímos numa escala impressionante.

Tenho participado de quase uma centena de reuniões a cada mês e quem já viu a nossa plataforma custa a acreditar no que realizamos. Atingimos um alto grau de desempenho em termos de estudos de mercado e dados para transmitir conteúdo relevante a um público ativo, qualificado e segmentado. Tudo isso por meio de uma série de filtros.

E agora estamos na reta final. Já é a última fase do nosso projeto, coincidentemente num período em que a crise política e econômica tende a arrefecer no país. Sim, ainda vamos lutar muito nessa transformação e para promover esses novos valores, novos entendimentos dos custos, dos preços, dos mercados, dos clientes, dos personagens envolvidos, dos processos e do comportamento diante das novas plataformas.

Aos heróis que me acompanham, meu agradecimento e minha torcida. Estou certo de que muito em breve teremos novidades que vão ser do seu interesse. E de todos aqueles que têm identificação com o nosso empenho. Bons negócios e até a próxima.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Agosto de 2025

Anúncio

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...
Tem algo acontecendo em Dubai que vai além do concreto, do vidro espelhado e do excesso de zeros nas plantas. Lá, a arquitetura ganhou nome, sobrenome e personalidade. Não basta...
Nos últimos meses, o mercado está em polvorosa falando sobre agentic commerce, buscadores inteligentes e como os consumidores já estão comprando direto em conversas com IA. Sim, é verdade que...