Compartilhe com sua comunidades

Pressão: Quanto você é capaz de suportar?

Por vezes, não adianta acionar o melhor motoboy da cidade. Mesmo com todo esforço operativo, o tom de voz do cliente, do outro lado da linha, é de impaciência. Montar e gerir um negócio exige, pois, dedicação, disciplina e, principalmente, resistência à pressão.

Afinal, por mais que sejamos cuidadosos e competentes, pode sempre faltar um colaborador qualificado, um equipamento, dinheiro ou, simplesmente, tempo!

Há quem acredite que o empreendedor carrega, atrás da orelha, um botão de liga e desliga. Depois do dia de trabalho estafante, ele se esquece dessas atribulações e vai jogar tênis ou praticar natação.

Assim, somos vistos como magos ou feiticeiros, capazes de solucionar problemas e controlar emoções.

Muitas vezes, a porta de minha sala preocupado. Ele verbaliza o problema e, logo, parece aliviado. Acredita piamente que o líder do grupo vai dar um jeito na situação.

Por um lado, isso é magnífico. Significa que inspiro confiança. Por outro, ganho mais uma tarefa, mais uma responsabilidade. A pressão aumenta.

Existe um jeito de fazer diferente? Ora, de fato, o gestor competente pode dividir atribuições e liberar-se para atividades de planejamento, criação e inovação.

No entanto, é certo que ele ainda terá que tomar decisões, todos os dias. Empreendedores que reclamam desse fardo parecem não compreender o preço da autonomia.

Fazer vingar um negócio não é fácil. Uma empresa precisa produzir, mas isso não é tudo. Deve estabelecer relações, negociar, fazer seu marketing, formar seu pessoal, inovar, prestar atenção à concorrência e fazer com que as receitas excedam as despesas.

A realização do sonho é a meta do empreendedor. E, veja bem, realizar um sonho é diferente de sonhar.

Sonho é vontade, é idealismo. Empreender é transformar essa inspiração em realidade por meio de atos e escolhas, ou seja, do livre arbítrio.

Surge, então, uma pergunta: você…


Para continuar lendo este texto, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....