Compartilhe com sua comunidades

Compliance não é custo, é investimento.

O tema corrupção nas empresas é um dos assuntos que mais vem sendo discutidos nos últimos meses. Depois da aprovação da Lei Brasileira Anticorrupção de número 12.846, publicada e em vigor há apenas três anos, o fortalecimento das exigências dos agentes reguladores vêm provocando uma discussão mais profunda no meio empresarial a respeito da construção de relações e de serviços com base na conduta ética.

Sabe-se que qualquer empresa corre o risco de ter o nome envolvido em um escândalo de corrupção. Mas, nesse contexto, o que vai fazer diferença é a forma como ela vai encaminhar o assunto. É nesse momento que se discute o quão relevante é a implantação de um programa de compliance em uma organização.

Vale ressaltar que a lei anticorrupção e aumento de exigências regulatórias desafiam organizações a investir em estruturas mais eficientes para monitoramento e prevenção de riscos. Como a lei estabelece a responsabilidade objetiva da empresa, a estrutura de compliance e a implantação do respectivo código de ética tornaram-se importantes para o negócio, sendo consideradas uma vantagem competitiva sustentável. Quanto maior a percepção de ética e de transparência das empresas com os diversos públicos, maior tende a ser a probabilidade de se desenvolver negócios sustentáveis com proteção à marca, à imagem e à reputação, além de segurança aos executivos.

Apesar de muitas empresas já estarem começando a entender a importância do compliance, o programa ainda não é visto como uma prioridade dos conselhos de administração. Não há como negar que a implantação do serviço de forma eficaz demanda dinheiro e tempo.

Mas a tranquilidade de uma empresa em saber que está respaldada não pode ser precificada. A implantação de um bom um programa requer uma série de ações que passa pela implementação de canais de denúncia, de um código de ética e de manual de procedimento…

Por Geronimo Timerman


Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...