Compartilhe com sua comunidades

RÚSSIA 2018, a copa do mundo sem patrocínio

A chegada de 2017 marca o início de uma nova fase visando a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. A 18 meses do evento, cada vez mais o tema irá dominar a agenda esportiva e do Marketing Esportivo no mundo e também aqui no Brasil. Aproveito o ensejo para começar mais um ano do blog com uma constatação curiosa sobre a gestão de patrocínio do maior torneio de futebol do mundo.

Sabemos que a entidade máxima do futebol passou por grandes reformulações ao longo dos últimos meses. Mudanças essas provocadas pelo estouro de um escândalo moral e ético sem precedentes no esporte e que colocou boa parte dos altos dirigentes esportivos dentro de celas bem menos luxuosas do que os camarotes que estavam acostumados a frequentar, sabe lá a que custas.

Não só a entidade FIFA foi atingida pelo ventilador de denúncias, mas sobretudo sua reputação perante o mercado foi para o espaço. Com ela, seu principal produto também vem sofrendo as consequências. Uma das evidências é o atual “sponsor grid”, ou simplesmente o rol de patrocinadores oficiais para 2018. Neste exato período para o ciclo do Mundial 2014 no Brasil quase todas…

Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...
A farmacêutica brasileira Cimed está avaliando a cisão de sua divisão de consumo em uma estrutura independente, estratégia que marca a consolidação de sua ambição de se tornar uma "P&G...
A primeira palestra que vi do Rafael Stark foi em 2023, ao lado de Igor Senra, CEO da Cora, Gabriela Estrada, CEO da Vexi, e do jornalista Vinicius Neder. Sempre...