Compartilhe com sua comunidades

A construção do atributo da persistência

Por Marcelo Ponzoni 

Não foram poucas as vezes em que fui questionado a respeito do principal atributo que sustentou a agência por esses mais de 30 anos. Hoje, sem pestanejar, retorno a resposta: PERSISTÊNCIA. E como manter essa característica tão subjetiva vivo por tanto tempo?

Embora a persistência seja um atributo, entendo que ela possa ser construída a partir de algumas premissas com as quais sustenta e protege a sua integridade perene.

Nos dicionários, persistência é uma característica daquilo que não desiste fácil. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos, sem se deixar abalar facilmente por quaisquer críticas ou situações negativas.

Contudo, essa explicação é vaga para aqueles que necessitam tê-la em seu maior exponencial.

Na atividade empreendedora, é muito comum esbarrarmos nesse termo para definir uma característica intrínseca a ela. Vejo muitas pessoas se esforçando para explicá-la e exemplificá-la, mas a definição parece pouco conclusiva.

O assunto é tão relevante que achei importante tentar construir um significado para persistência, já que a coloco sempre como principal atributo de sucesso na vida empreendedora.

Vamos lá:

Toda subjetividade deve ser amparada por crenças concretas, estudos científicos, análises estáticas e pesquisas embasadas que, somadas, dão credibilidade a ideias e conceitos. Nesse sentido e por ser um atributo puramente humano, ele se caracteriza pelo tempo em que é empregado. Uma vez que a desistência toma posição, a persistência passa a não ter mais sentido e se torna uma simples palavra.

Compreender a relevância, a força e a onipresença desse termo é a primeira de todas as lições. Por ser o mais importante de todos os atributos, deve-se imaginar a sua grandiosidade, liderança e poder na vida empreendedora. Porém, como disse acima, sua força tão grande pode ser destruída por um simples pensamento de desistência.

Durante esses anos, presenciei dezenas de aspirantes a empreendedor abandonando as suas persistências por desafios ínfimos, barreiras frágeis e impossibilidades minúsculas, desligando, assim, suas persistências de maneira desnecessária. Muitos deles não tiveram a mínima visão de onde poderiam chegar caso tivessem mantido a convicção. Indo mais longe, a persistência não é um sentimento, mas sim uma crença.

Acreditar é, sem duvida, um dos pilares de sustentação da persistência. Só persistimos diante daquilo que nos impede e nos bloqueia de seguir em frente se acreditarmos que dará certo. A crença pode e deve estar vinculada às capacidades econômicas, intelectuais, emocionais, físicas e espirituais de cada um.

Não existe meia persistência. Ela só exerce sua função de maneira completa e perene. Trata-se de uma decisão convicta, de uma escolha definitiva. Nela, os empreendedores depositam todas as suas aspirações, convicções, certezas e, principalmente, os seus maiores sonhos.

Persistir é uma atitude concreta, uma ação permanente e amiga da determinação, da garra, do brio em se conquistar algo almejado, seja lá o quanto isso irá consumir.

Alguns pensamentos sempre fizeram sentido e ajudaram a consolidar essa construção:

-Sempre acredite que o êxito está próximo.

-Creia que passar o obstáculo é o mais importante passo para a conquista.

-Defina que atravessar o impossível possa ser o maior diferencial da sua conquista.

-Estipule um mérito próprio a cada vitória ultrapassada como mais um degrau da escalada.

-Aceite desafios como provas a serem vencidas e esteja ciente de que as próximas serão mais exigentes.

-Desafie a potência da sua persistência e lide com ela como um grande desafio.

-Comemore as camadas de resistência a cada superação.

-Incentive a todos a serem persistentes, pois passará a ser o exemplo e inibirá qualquer pensamento contrário.

-Mentalize a força da sua persistência e a capacidade de resiliência diante dos acontecimentos.

-Credite vitórias a esse atributo como um reforço à sua crença.

Como visto, esse é um assunto de muita importância. Sua atenção, entendimento e empenho na construção de suas forças poderão determinar o sucesso ou o fracasso da empreitada.

Não seja mais um a desperdiçar uma vitória futura por um simples abandono de quem mais poderá te ajudar em sua jornada:a sua amiga e companheira PERSISTÊNCIA.

*Marcelo Ponzoni é publicitário e diretor executivo da agência Rae,MP, que atua há 29 anos no mercado; e Autor do livro “Eu só queria uma mesa”, da Editora Saraiva.  www.raemp.com.br 

Marcelo Ponzoni

Founder CEO at R,MP

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...