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ECOSSISTEMAS DIGITAIS E PORQUE ESSE É O FUTURO DO SEU NEGÓCIO

Está cada vez mais complexo para as organizações definir os rumos das evoluções de seus negócios em meio a tantas incertezas e agilidade de transformação. Mas uma coisa é certa: não dá para ficar no mesmo lugar.

A pesquisa Navigator, do HSBC, que entrevistou mais de 2.600 empresas em todo o mundo, mostra que as empresas estão optando por fazer mudanças fundamentais na forma como operam, buscando se tornar mais colaborativa, em vez de agir sozinhas.⠀

Esse é um dos principais caminhos para se manterem atualizadas, entregando com agilidade produtos e serviços melhores e inovando constantemente.

Operar em rede garante velocidade na integração de expertises.⠀Mas afinal o que são ecossistemas de negócios digitais? São conexões entre negócios ou sistemas, facilitados por tecnologias digitais modernas.⠀As interfaces de programação de aplicativos (APIs) .- os mecanismos que permitem que o software converse com outro software – estão no centro deste processo.⠀

Ecossistemas de negócios digitais podem ser internos, dentro de uma organização, ou podem expandir para incluir fornecedores, clientes, desenvolvedores, reguladores, ou até mesmo concorrentes.⠀

A maioria das empresas globais está considerando ativamente o modelo de negócios do ecossistema devido ao seu potencial de:

  • crescimento do negócio principal;
  • expansão da rede e do portfólio;
  • geração de receitas de novos produtos e serviços.

Ecossistemas aceleram a inovação dos negócios e contribuem para que as marcas gerem ainda mais valor para seus clientes.

As empresas que estão operando de forma colaborativa relatam:

  • uma cadeia de abastecimento
  • mais flexível e adaptável (70% vs 40%)
  • um forte entendimento do mercado (39% vs. 20%)
  • relacionamentos mais fortes com o cliente (50% vs. 40%)

Essas parcerias podem incluir, por exemplo, integrações entre varejistas e empresas de aplicativos e serviços para suportar uma experiência omnicanal, organizações de saúde compartilhando pesquisa ou conexão com empresas de logística terceiras para ser parte integrante da sua cadeia de suprimentos.Você já pensou em estruturar a sua rede? Que tipo de negócios faria sentido para agregar na sua proposta de valor?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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