Compartilhe com sua comunidades

Os 4 Cs do Onboarding

O processo de onboarding começa antes da pessoa ser contratada, durante o processo seletivo, e dura até, em média, nove meses de trabalho na empresa.

Lembrando que, além das contratações, o onboarding serve também para mudanças de área e início de novos líderes.

1C – CONFORMIDADE

Essa fase consiste em tarefas administrativas envolvidas em trazer um novo colaborador para A sua organização.

Relaciona-se a processos operacionais e administrativos.

2C – CLARIFICAÇÃO

Expandir o entendimento sobre a função de cada novo colaborador.

O objetivo desta fase é deixar claro entre os envolvidos, quais são as expectativas e

responsabilidades do recém-contratado, do time e do gestor.

3C-CONEXÃO

O objetivo nesta fase é fazer com que os novos membros se sintam parte da empresa.

Durante esse período, os novos colaboradores conhecem o time e os líderes que terão e começam a contribuir com a missão da empresa.

4C – CULTURA

Apresentação da cultura da empresa: os valores, o propósito e a visão.

Essa fase tem como objetivo transmitir a cultura para os novos colaboradores.

Luis Vabo Junior

Founder of Vabo23 Educação, Professor, Speaker, Mentor, Board Member, Endeavor Entrepreneur

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....