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O “experimente antes de comprar” da Amazon Prime

E se a gente pudesse ter o melhor do mundo digital e do mundo físico ao mesmo tempo? Segundo pesquisa da @MindMiners de 2021, os principais atritos para uma marca numa jornada de compras físicas estão em: não poder comparar preços com outras lojas instantaneamente (80%) e o fato de precisar se deslocar até uma loja para realizar a compra (77%).

Esses dois fatores, em contrapartida, são os grandes benefícios das lojas online. Por outro lado, os canais digitais sofrem com o fato de o consumidor precisar pagar o frete (68%), não poder ver/provar o produto ao vivo (63%), ter dificuldade de devolução em caso de problema/produto errado (52%) e ter que aguardar o prazo de entrega (50%).

O case da semana é o serviço da Amazon, que em 2018 foi lançado com nome de “Amazon Wardrobe”, que veio para sanar muitas dessas dores e desmistificar algumas barreiras, entre elas que personalização não dá para ser feita em escala.

O serviço permite que o cliente experimente até seis itens por vez antes de decidir o que comprar, e é gratuito para membros Prime. Os itens elegíveis abrangem linhas femininas, masculinas, infantis e roupas, sapatos e acessórios para bebês. O cliente seleciona o que deseja experimentar e, assim que a caixa “retornável” chega à sua casa, ele tem sete dias para experimentar os itens e devolver o que não deseja comprar.

Não custa nada para enviar os itens de volta, e o frete de devolução é gratuito. O cliente só paga pelo que ficar. Além da associação Prime, não há taxas adicionais para o Prime “Try Before You Buy” – frete e devoluções são gratuitos.

E se ele decidir mais tarde que gostaria de devolver algo que guardou e comprou, ainda há uma janela de devolução de 30 dias a partir do último dia do período de teste.

E tem mais… o Serviço de Personal Shopper traz um time de estilistas para ajudar a selecionar peças. Os estilistas ajudam a descobrir os melhores looks da Amazon que combinam com o estilo, tamanho e orçamento do cliente. Há serviço de chat ao vivo com um estilista integrado ao serviço de experimentar antes de comprar. E mais: a possibilidade de alterar, pausar ou cancelar a qualquer momento.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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