Compartilhe com sua comunidades

Você começaria de novo?

Ah… eu adoro as caixas de perguntas das redes sociais. Uma delas me motivou a refletir e escrever um plano em 3 importantes passos.

Se você já pensou em mudar de atividade ou expandir na sua área de atuação, saiba que não está sozinho. Há muitas pessoas que me enviam esse tipo de mensagem. As novidades dos meios digitais têm nos provocado diariamente, e você pode, sim, buscar novas oportunidades. Vamos as dicas… espero que faça sentido para o seu momento.

Passo1
O primeiro é começar uma pesquisa no Google com a busca sobre os principais fundos de Venture Capital do Brasil. Depois, entre no site de cada um desses fundos e “devore” o site inteiro.

Passo 2
Procure, no linkedin, de dois a três funcionários Júnior ou Mid-Level. Tenha em mãos uma lista de 30 nomes. Envie uma DM (mensagem direta), seja cortês, mas objetivo, pergunte a possibilidade dessa pessoa, em breve, te dar 20/30 minutos do tempo dela para responder a algumas perguntas que você tem sobre o portfólio do fundo em que ela trabalha.

O ideal é lidar com a expectativa de que 80% das pessoas não vão responder à mensagem. Mas agende uma conversa rápida com os 20% que toparem.

Quais informações são necessárias sobre as empresas pesquisadas

Seguindo o passo a passo citado, você tem agora uma série de calls importantes, mas quais são as principais coisas que você deve perguntar?

Qual o investimento early stage (estágio inicial) está gerando mais otimismo a vocês e por quê?

Quais investimentos (early stage) estão se provando bons desde o D-O e porque?

Passo 3
Essas informações cruzadas com as demais pesquisas feitas trarão uma lista das melhores early stage.

Neste momento é hora de pesquisar as startups com extrema atenção, principalmente quanto aos seguintes tópicos:

História do Founder (quem é/o que já fez etc.).
História da startup (por que ela foi fundada, por quem, quando, quem investiu, etc.).
Missão (o problema que motivou sua criação).
Visão (para onde e como ela vai caminhar no futuro).
Pesquise quais vagas estão abertas e quais necessidades ela tem.

Agora é possível criar um “dossiê” sobre cada startup, com uma tabela de pontos para classificar cada uma delas a partir dos seus interesses e skills (habilidades ou capacidades).

Busca de uma oportunidade na empresa mapeada

Mostre seu dossiê e explique por que você se identificou com aquela startup e o por que você é a pessoa certa para aquela vaga que eles têm aberta.

Isto mostra ambição e um mindset incrível! (De correr atrás, de ser um “executor”.). Peça para fazerem uma interação entre você e o fundador ou alguém relevante dentro da hierarquia daquela startup. Isso te dará maiores chances de conseguir uma posição júnior em uma startup que está crescendo.

Na sua discussão sobre dinheiro, SEMPRE priorize equity (participação) sobre dinheiro. Isso não só mostra que você acredita de verdade no negócio, como também é milhões de vezes melhor para você em um médio-longo prazo, se a startup realmente der certo.

Se eu estivesse começando do zero hoje, eu seguiria esse racional.

Conseguir entrar em uma startup early stage, em crescimento. Com um time ainda pequeno, você irá ganhar uma ampla experiência e construir a base da sua carreira profissional. E se você ainda conseguir um vesting (acordo que prevê uma aquisição progressiva), sua chance de receber um payday (dinheiro) relevante em alguns anos é relativamente alta.

Mas isso tudo são só algumas ideias de como você pode usar a criatividade a seu favor. Existem diferentes caminhos.

Heli Diogo

Building Tilt.

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A Objective, empresa de tecnologia e inovação, anunciou nesta semana a aquisição da Eleflow, especializada em projetos de dados e inteligência artificial. Com a operação, de valor não revelado, a...
A briga agora não é só por mercado, é por cérebros. A Apple abriu uma batalha judicial contra seu ex-funcionário Di Liu, acusando-o de roubo de segredos comerciais ligados ao...
Depois de ter sua aquisição de US$ 20 bilhões pela Adobe frustrada por barreiras regulatórias, o Figma finalmente anuncia seu próprio caminho: o aguardado IPO da plataforma colaborativa de design...
A Embraer acaba de conquistar um de seus maiores contratos comerciais da década: a Scandinavian Airlines (SAS) anunciou a compra de 45 jatos E195-E2, com direito de aquisição de mais...
A Oracle acaba de assinar o maior contrato de sua história. Um cliente não revelado fechou um acordo anual de US$ 30 bilhões com a gigante de tecnologia, impulsionando a...
Em um movimento estratégico que reafirma sua confiança no potencial de Miami, o Simon Property Group, maior REIT (fundo de investimento imobiliário) focado em shoppings centers nos EUA, anunciou a...