Compartilhe com sua comunidades

A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo, depois da água e do chá

Além disso, é a bebida alcoólica mais antiga, datando de cerca de 5.000 a.C. na antiga Mesopotâmia, onde era muito valorizada pelos egípcios antigos, que acreditavam que sua deusa da fertilidade, Hathor, havia inventado a bebida. Nesta edição, vamos falar com Vanessa Brandão, responsável pelas marcas mainstream do Grupo Heineken (Amstel, Devassa e Tiger), e entender como um produto desse segmento se transformou após a pandemia, bem como o comportamento das principais marcas sob sua liderança em termos de resultados. É um desafio manter o legado iniciado em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã, na Holanda.

O Grupo HEINEKEN se tornou uma das principais cervejarias do mundo no século 20, presente em mais de 190 países. Em 1968, a empresa adquiriu a cervejaria holandesa Amstel, o que impulsionou ainda mais seus negócios. Nos anos seguintes, o Grupo HEINEKEN continuou a expandir globalmente, adquirindo outras cervejarias e marcas de cerveja, incluindo a mexicana Cuauhtémoc Moctezuma, a britânica Scottish & Newcastle e a brasileira Brasil Kirin.

A empresa produz uma grande variedade de marcas, incluindo a cerveja Heineken original, Amstel, Sol, Devassa, Tiger, Dos Equis, entre outras. O Grupo HEINEKEN também é conhecido por suas ações em causas sociais e sustentabilidade, estabelecendo metas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e apoiar projetos que promovem o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o seu relatório anual de 2020, a empresa tem cerca de 85.000 funcionários em todo o mundo e suas receitas anuais são de aproximadamente 23,8 bilhões de euros. A empresa produziu um total de cerca de 16,4 bilhões de litros de cerveja em todo o mundo.

Vale entender se o comportamento de consumo mudou e quais foram os estímulos que deram um fim ao padrão estereotipado de usar mulheres para divulgar as marcas. Eram quase pôsteres de borracharias. Vamos entender como as marcas usam o esporte e eventos, como o Carnaval.

Essa talvez seja uma das edições mais incríveis, pelo gosto popular e pelas curiosidades econômicas, marketing e desafios para inovar. Dos mitos de que existem 1 milhão de pontos de vendas, ao desconhecido mundo de consumo que se multiplicou com o advento do delivery. E hoje, se você tivesse uma solução para apresentar para uma cervejaria, qual seriam os melhores caminhos? Vamos entender…

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

“Never bet against Zuck”. O mantra do Vale do Silício nunca foi tão atual. Mark Zuckerberg, que controla mais de 60% do poder de voto da Meta, avaliada em quase...
Com fórmulas veganas e 100% naturais, a startup brasileira TAO DEO entra em operação com aporte de R$ 5 milhões dos próprios sócios e a meta ambiciosa de recuperar o...
Nesta terça-feira (15 de julho de 2025), Uber e Baidu anunciaram uma parceria estratégica para implantar milhares de veículos autônomos da Baidu, seus robôs-táxi Apollo Go, em mercados selecionados da...
Parceria com Brookfield garante energia hidrelétrica firme para data centers, reforçando compromisso de 24/7 com energia limpa e impulsionando expansão de US$ 25 bi....
A Apple anunciou nesta terça-feira (16/07/2025) um investimento de US$ 500 milhões na MP Materials, a única produtora integrada de terras raras dos EUA, focado em adquirir ímãs de neodímio-manâncio-boro...
Startup de biologia sintética registra crescimento de 66% ao ano e mira R$ 26 mi em rodada seed para expandir produção a até 2 mil proteínas em 2026...