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A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo, depois da água e do chá

Além disso, é a bebida alcoólica mais antiga, datando de cerca de 5.000 a.C. na antiga Mesopotâmia, onde era muito valorizada pelos egípcios antigos, que acreditavam que sua deusa da fertilidade, Hathor, havia inventado a bebida. Nesta edição, vamos falar com Vanessa Brandão, responsável pelas marcas mainstream do Grupo Heineken (Amstel, Devassa e Tiger), e entender como um produto desse segmento se transformou após a pandemia, bem como o comportamento das principais marcas sob sua liderança em termos de resultados. É um desafio manter o legado iniciado em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã, na Holanda.

O Grupo HEINEKEN se tornou uma das principais cervejarias do mundo no século 20, presente em mais de 190 países. Em 1968, a empresa adquiriu a cervejaria holandesa Amstel, o que impulsionou ainda mais seus negócios. Nos anos seguintes, o Grupo HEINEKEN continuou a expandir globalmente, adquirindo outras cervejarias e marcas de cerveja, incluindo a mexicana Cuauhtémoc Moctezuma, a britânica Scottish & Newcastle e a brasileira Brasil Kirin.

A empresa produz uma grande variedade de marcas, incluindo a cerveja Heineken original, Amstel, Sol, Devassa, Tiger, Dos Equis, entre outras. O Grupo HEINEKEN também é conhecido por suas ações em causas sociais e sustentabilidade, estabelecendo metas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e apoiar projetos que promovem o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o seu relatório anual de 2020, a empresa tem cerca de 85.000 funcionários em todo o mundo e suas receitas anuais são de aproximadamente 23,8 bilhões de euros. A empresa produziu um total de cerca de 16,4 bilhões de litros de cerveja em todo o mundo.

Vale entender se o comportamento de consumo mudou e quais foram os estímulos que deram um fim ao padrão estereotipado de usar mulheres para divulgar as marcas. Eram quase pôsteres de borracharias. Vamos entender como as marcas usam o esporte e eventos, como o Carnaval.

Essa talvez seja uma das edições mais incríveis, pelo gosto popular e pelas curiosidades econômicas, marketing e desafios para inovar. Dos mitos de que existem 1 milhão de pontos de vendas, ao desconhecido mundo de consumo que se multiplicou com o advento do delivery. E hoje, se você tivesse uma solução para apresentar para uma cervejaria, qual seriam os melhores caminhos? Vamos entender…

Marco Marcelino

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