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Desvendando o Marketing Ambidestro: Equilíbrio entre tradição e inovação

Uma vantagem competitiva para as empresas que desejam se destacar no mercado

penas um por cento das pessoas nascem com a capacidade de usar as duas mãos com igual facilidade, os chamados “ambidestros”. Mas, o que isso tem a ver com negócios e, especialmente, com a área de marketing? Os profissionais que trabalham com o marketing dos novos tempos vão precisar desenvolver a ambidestria para lidar com os desafios inerentes ao mundo dos negócios em constante digitalização e crescente competitividade.

Isso porque, nos negócios, a ambidestria não vem somente no equilíbrio entre o digital e o analógico – a dualidade que, até pouco tempo atrás, fazia parte dos dilemas dessa área. Isso vem também da capacidade de equilibrar o presente e o futuro, o conhecido e o desconhecido, ao mesmo tempo. Essa virtude tornou-se a chave do sucesso para muitas organizações.

Vemos, por exemplo, a inclusão da Inteligência Artificial, não apenas como uma tendência, mas com uma necessidade estratégica. A IA deixou de ser uma tecnologia futurista em um curtíssimo espaço de tempo para tornar-se também uma aliada para o marketing moderno, um poderoso assistente com sua capacidade de processar um grande volume de dados para contribuir para prever tendências, personalizar interações e até mesmo ser aplicada no desenvolvimento de campanhas, de criativos e etc. De acordo com um levantamento realizado pela Morning Consult para a IBM, no Brasil, 41% das empresas fazem uso da IA em algum nível. Desse total, 30% exploram os recursos na área de marketing e vendas.

A busca incessante por inovação se destaca como fator determinante para o sucesso empresarial. É nesse contexto que o Marketing Ambidestro emerge, desempenhando um papel crucial ao cuidar do presente para preservar a essência do negócio, ao mesmo tempo em que inspira e constrói o caminho para o futuro. E para que seja possível a ambidestria acontecer, é fundamental desenvolver habilidades comportamentais-chave dentro do time e uma nova forma de operar.

Segundo nossa visão, um time de marketing ambidestro terá que lidar com o equilíbrio nos seguintes aspectos:

Ser especialista e aprendiz ao mesmo tempo. Ou seja, desenvolver uma experiência profunda em determinadas funções que são estruturantes, mas estar sempre aberto para desenvolver novas habilidades que nem mesmo existem atualmente, como, por exemplo, a exploração do uso da Inteligência Artificial em diversas frentes de marketing.

Da mesma forma, será fundamental combinar uma abordagem analítica, para tomada de decisão baseada em dados, combinada com a intuição humana e com a criatividade, pois não conseguimos prever o futuro apenas com base nos dados. Construir o futuro é também nos abrir para hipóteses e questionar o conhecido; e essas habilidades serão fundamentais para lidar com tanta incerteza.

Os profissionais de marketing deverão ser estrategistas, desenvolvendo planos de ação confiáveis e seguros, mas guiados por uma inspiração maior, que permita adaptabilidade para mudar a rota, caso necessário.

Será cada vez mais importante conseguir dar direção e clareza do que deve ser feito, mas de forma colaborativa em sinergia e cooperação com outras áreas de negócios, que permita acelerar os resultados numa economia cada vez mais aberta e colaborativa.

E sobre a forma de operar, o Marketing Ambidestro introduz um novo paradigma organizacional, incorporando os conceitos de exploração em seus processos e ferramentas.

O que muda?

De um lado saem os planejamentos anuais rígidos e entram experimentos, onde parte do tempo e dos recursos devem ser alocados para testar coisas novas, sempre.

Saem os processos autocentrados e passamos a incorporar o cliente no centro, inteirando e melhorando para buscar uma entrega de valor para ele.

Outro paradigma que é quebrado no Marketing Ambidestro é o de soluções que atendem a todos, o chamado “one size fits all”, para uma abordagem de soluções mais personalizadas, que, com apoio da tecnologia, conseguem entregar mais valor para os clientes.

Empresas que adotam o Marketing Ambidestro estão estrategicamente posicionadas para enfrentar as rápidas mudanças no mercado, garantindo que não fiquem obsoletas.

É essencial compreender que essa nova era não apenas responde ao dinamismo empresarial, mas celebra a combinação de estratégias e traz novos comportamentos. Ao reconhecer que tradição e inovação podem coexistir, as organizações podem orquestrar uma abordagem harmoniosa, mantendo-as relevantes em um mundo em fluxo constante.

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

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