Brindes baratos criativos e úteis
O autor do livro A Terceira Mídia, Henry James Salomon chama a atenção do leitor quando comenta uma pesquisa que investigou hábitos de compras de brindes junto a 500 empresas que promovem ações promocionais e utilizam brindes como ferramentas de vendas e em programas de relacionamento junto a clientes e parceiros. A principal pergunta do questionário abordava as características mais importantes de um brinde. A empresa entrevistada deveria escolher entre preço, qualidade ou criatividade.
De acordo com os resultados da pesquisa, o quesito preço só ganhou no caso de brindes escolhidos para as ações de relacionamento em feiras e exposições. O argumento dos entrevistados apontava para a relação entre um brinde barato e a eficácia dos resultados. Um brinde de custo reduzido foi apontado como o mais utilizado em feiras e exposições, considerando que esses eventos, geralmente, recebem grande quantidade e diversidade de público e a distribuição em massa dos brindes tem como objetivo levar a maior quantidade possível de pessoas para os estandes das empresas.
Salomon ressalta ainda que brindes barato não são necessariamente de má qualidade. Ao contrário; a criatividade conta muito na hora de decidir por brindes de custo reduzido. A exemplo dos lápis e chaveiros personalizados pode-se encontrar diversas opções de modelos, cores e processos de impressão, que resultam em brindes de baixo custo e diferenciados pela criatividade como são apresentados e oferecidos para diferentes públicos. A empresa Bic Personalizados, por exemplo, oferece canetas personalizadas que podem ser formatadas de acordo com uma ideia ou um conceito. Opções de lápis em forma de coração, números e letras podem ser encontradas para pronta entrega.
Antonio R. Costa e Edson Crescitelli, autores do livro Marketing Promocional para Mercados Competitivos ressaltam que o investimento em campanhas promocionais geralmente é menor do que é exigido em campanhas publicitárias (geralmente divulgadas durante períodos mais longos). Mesmo quando se utiliza as mídias de massa; o custo de uma campanha promocional é menor, uma vez que é necessário um período menor de veiculação para se obter os resultados desejados. A verba utilizada para as ações promocionais pode ser tirada do incremento de vendas obtido, considerando-se um percentual de até 10%, não necessitando de verba anterior.
A recomendação dos autores também vale para as ações desenvolvidas em feiras e exposições. Portanto, quando uma empresa pretende levar um grande número de pessoas à visitação de um estande numa feira ou exposição, a opção por brindes baratos e criativos pode ser considerada uma estratégia capaz de responder às expectativas dos expositores e de agradar os visitantes.