FIFA define o que pode ou não ser feito por marcas não patrocinadoras da Copa
A FIFA, organizadora da Copa do Mundo e da Copa das Confederações que irão acontecer no Brasil, buscando regularizar e orientar marcas e empresas que poderão usar o evento como forma de marketing, definiu uma série de parâmetros a serem adotados por empresas que não participarão dos eventos como patrocinadoras oficiais.
A entidade divulgou que pretende informar consumidores no caso de infrações, especialmente quando envolver constrangimentos ou danos ao evento ou aos torcedores. Por exemplo, caso ocorram atrasos ou tumultos gerados na entrada dos estádios devido ao uso de brindes, como chapéus e outros utensílios.
Confira a lista com a regulamentação:
Proibido:
- Utilização de logotipo, símbolos e outras marcas oficiais da competição em qualquer meio, como mídias sociais, eventos de exibição pública, serviços de comunicação móvel e internet.
- Qualquer tipo de iniciativa que combine imagens e textos de forma a fazer o consumidor pensar que a marca está ligada à competição e à Fifa.
- Divulgação de imagens e símbolos que imitam as marcas oficiais da Fifa.
- Promoções e concursos culturais que ofereçam ingressos para a Copa do Mundo.
- Usar celebridades ou os próprios jogadores da competição para divulgar suas marcas nos estádios.
- Uso comercial dos calendários dos jogos.
- Uso de qualquer tipo de loteria, concurso ou jogo que utilize uma marca oficial.
- Fazer qualquer tipo de ativação nas áreas de restrição, como: uso de veículos terrestres, aéreos ou náuticos com o nome da marca ou que fazem referências a ela, comércio de rua, distribuição de brindes, exposição de painéis e outros tipos de comunicação visual, entre outros tipos de Marketing de emboscada.
Liberado:
- Uso de imagens relacionadas ao futebol de forma genérica, sem menção à Copa do Mundo.
- Referências à bandeira do Brasil e às cores do país.
- Ativações e decorações em pontos de venda com bolas de futebol e bandeiras do país, mas sem a utilização de imagens e símbolos da Copa.
- Referências genéricas sobre os países participantes da Copa do Mundo sem menção à competição.
- Itens de merchandising contendo termos e desenhos genéricos sobre futebol, Brasil ou outros países.
O arquivo oficial com as diretrizes pode ser visualizado neste link.