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O encantador mercado de licensing

Quando você se depara com as maçãs da Turma da Mônica no mercado, com os vestuários de personagens nas grandes varejistas, as linhas de maquiagem de marcas de balas no O Boticário ou, ainda, com a divulgação de eventos como Monet, Hot Wheels, entre tantos outros, há um mercado por trás de tais estratégias movimentando mais de 23 bilhões de reais por ano no país.

É o setor que torna desejos aspiracionais algo tangível por meio do encantamento. Do storytelling que reúne emoção e desejo com produtos/serviços. Essa é a dinâmica do licenciamento de marcas e personagens!

Trata-se do direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária. Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento.

Reconhecimento do público-alvo, diferenciação em relação aos concorrentes, rentabilidade por meio de margens mais altas pela força da marca, entrada facilitada nos canais de distribuição e o fortalecimento da marca da empresa são alguns dos benefícios ao licenciar uma marca/personagem.

É a ferramenta de marketing mais assertiva para conversar com os consumidores. Quer dizer, fãs das marcas. Este não é um cenário novo no Brasil, mas certamente é, hoje, um segmento mais maduro, sofisticado e cada vez mais rentável. São cerca de 700 propriedades disponíveis para negócios – das quais 80% são estrangeiras, gerenciadas por cerca de 50 licenciadores ou agentes e mais de 800 empresas licenciadas. O mercado gera aproximadamente 1.500 empregos diretos e milhares de empregos indiretos. Dentre os setores que mais utilizam o licenciamento estão confecção, papelaria, brinquedo e personal care. O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.

Tenho certeza de que, a partir de agora, ao se deparar com marcas e personagens por aí, seu olhar estará mais apurado, analisando quais acordos por meio do licensing são mais interessantes do ponto de vista dos negócios!

Marici Ferreira

Mentora, consultora: collabs, cobranding, licenciamento de marcas e personagens para produtos de consumo.

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