Compartilhe com sua comunidades

Grupo Boticário promove diversidade, inclusão e avanço tecnológico com “Batom Inteligente”

Protótipo de O Boticário integra IA para aplicação precisa de maquiagem

O Grupo Boticário desenvolveu um equipamento inovador que utiliza inteligência artificial (IA) para auxiliar pessoas com deficiência motora e visual na aplicação de maquiagem. O projeto, batizado de Batom Inteligente, é fruto de uma parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), a startup Neurobots e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

A tecnologia empregada no Batom Inteligente permite que o aparelho identifique a pele e os lábios de cada usuário de maneira precisa. O processo começa com a captura de uma imagem do rosto, seguida pela criação de um mapeamento detalhado dos lábios para garantir que o batom seja aplicado corretamente. O sistema oferece cinco cores da linha Make B, que são escolhidas com base no tom de pele. Todo o processo ocorre em cerca de dois minutos, e a interação com o usuário é realizada por meio de comandos sonoros.

O projeto nasceu de uma ideia anterior, que visava criar um batom que não manchasse o rosto, mas que acabou não sendo viável. Ao longo de cinco anos de desenvolvimento, a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Boticário, liderada por Gustavo Dieamant, focou em soluções baseadas em pixels para garantir uma aplicação precisa do batom, mesmo sem intervenção humana. Além disso, 2.500 imagens de peles e lábios foram reunidas para treinar o banco de dados da IA, garantindo diversidade nos resultados.

O Boticário também está buscando formas de tornar essa tecnologia mais acessível. Entre os próximos passos está o desenvolvimento de uma versão portátil do Batom Inteligente, para que os usuários possam utilizá-lo de forma autônoma fora das lojas. Isso incluirá a criação de uma máquina de bolso e um aplicativo, ampliando as opções de uso do produto.

Essa iniciativa faz parte de um movimento maior da empresa voltado para a inclusão e acessibilidade. Em projetos anteriores, O Boticário e suas marcas parceiras, como Quem Disse, Berenice?, lançaram ferramentas que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida na aplicação de produtos de beleza, demonstrando um compromisso contínuo com a acessibilidade.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...
Se antes o objetivo era aparecer entre um vídeo e outro no Instagram, agora as marcas querem ser o próprio conteúdo. Em uma virada estratégica, empresas como Starbucks, LVMH e...
Em menos de dois anos, empresa saiu do zero para US$ 50 milhões de receita anual e atrai investidores como Accel e 20VC com seu “codificador de apps” por IA...
A Microsoft apresentou sua mais nova revolução na saúde: o MAI‑DxO (Microsoft AI Diagnostic Orchestrator), desenvolvido pela recém‑criada divisão de saúde sob o comando de Mustafa Suleyman. A ferramenta simula...
A Objective, empresa de tecnologia e inovação, anunciou nesta semana a aquisição da Eleflow, especializada em projetos de dados e inteligência artificial. Com a operação, de valor não revelado, a...