Compartilhe com sua comunidades

Será que dá match?

Você viu que a Coca-Cola anunciou a chegada em seu portfólio de um drink alcoólico inédito pronto para beber em collab com a Bacardi? Pois é, essa estratégia de extensão de marca não é exatamente uma novidade, mas as companhias seguem inovando e encantando os consumidores.

A extensão de marca tem dois caminhos principais: o licenciamento e a collab. Quando uma marca busca parcerias com foco em monetizar IP, são estabelecidas colaborações entre a indústria ou o varejo, visando elevar o reconhecimento da marca licenciada, com o objetivo de satisfazer o desejo de seus fãs, trata-se do trâmite clássico do negócio. Agora, quando uma marca busca parcerias para fortalecer seus laços com públicos estratégicos, essas colaborações geralmente ocorrem entre duas marcas de igual renome. O objetivo não se limita à monetização, mas visa principalmente promover inovação e exclusividade. Essa é a collab!

Esse movimento das colaborações reflete um mercado cada dia mais competitivo, no qual as marcas precisam se reinventar. O desafio é ser presente 24 horas por dia, sete dias na semana na vida desse fã, para estar sempre um passo à frente e conquistar um novo patamar de lealdade e relevância para a marca. Sendo assim, são uma ótima ferramenta para: alcançar novos públicos, novas categorias do mercado, gerar conversa e surpreender.

As colaborações realizadas por aqui evidenciam o olhar disruptivo dos executivos brasileiros. Segmentos diversos se unindo e gerando muito buzz junto aos consumidores.

We Coffe e Granado, Panvel e Stikadinho, Vult e Fruit Tela são recentes collabs que movimentaram as redes e o desejo dos consumidores. Se você ficou com vontade de provar a combinação do rum mais premiado e do refrigerante mais popular do mundo terá que aguardar até o ano que vem. É para quando está previsto o lançamento!

Marici Ferreira

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A CVC Capital Partners oficializou seu primeiro investimento no setor de saúde na América Latina com a aquisição de 98,5% da GSH, empresa brasileira especializada em hemoterapia, terapia celular e...
A 99, plataforma controlada pelo grupo chinês DiDi, anunciou o retorno de sua operação de entrega de refeições no Brasil, sob a marca 99Food. A retomada, prevista para o segundo...
Entre 2022 e 2024, a Caixa Seguridade duplicou sua base de investidores institucionais, saltando de 1.378 para 2.776. O movimento foi resultado de uma estratégia focada em aproximação com o...
A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, iniciou em 2024 a aplicação de uma inteligência artificial generativa na unidade industrial de Três Lagoas (MS), uma das maiores...
O Iguatemi Empresa de Shopping Centers anunciou a venda de 49% de sua participação nos shoppings Market Place (SP) e Galleria (Campinas) por R$ 500 milhões. A operação integra a...
O terreno do Jockey Club de São Paulo, com mais de 600 mil metros quadrados, voltou ao radar de incorporadoras, construtoras e fundos imobiliários após o início do julgamento de...