Compartilhe com sua comunidades

Será que dá match?

Você viu que a Coca-Cola anunciou a chegada em seu portfólio de um drink alcoólico inédito pronto para beber em collab com a Bacardi? Pois é, essa estratégia de extensão de marca não é exatamente uma novidade, mas as companhias seguem inovando e encantando os consumidores.

A extensão de marca tem dois caminhos principais: o licenciamento e a collab. Quando uma marca busca parcerias com foco em monetizar IP, são estabelecidas colaborações entre a indústria ou o varejo, visando elevar o reconhecimento da marca licenciada, com o objetivo de satisfazer o desejo de seus fãs, trata-se do trâmite clássico do negócio. Agora, quando uma marca busca parcerias para fortalecer seus laços com públicos estratégicos, essas colaborações geralmente ocorrem entre duas marcas de igual renome. O objetivo não se limita à monetização, mas visa principalmente promover inovação e exclusividade. Essa é a collab!

Esse movimento das colaborações reflete um mercado cada dia mais competitivo, no qual as marcas precisam se reinventar. O desafio é ser presente 24 horas por dia, sete dias na semana na vida desse fã, para estar sempre um passo à frente e conquistar um novo patamar de lealdade e relevância para a marca. Sendo assim, são uma ótima ferramenta para: alcançar novos públicos, novas categorias do mercado, gerar conversa e surpreender.

As colaborações realizadas por aqui evidenciam o olhar disruptivo dos executivos brasileiros. Segmentos diversos se unindo e gerando muito buzz junto aos consumidores.

We Coffe e Granado, Panvel e Stikadinho, Vult e Fruit Tela são recentes collabs que movimentaram as redes e o desejo dos consumidores. Se você ficou com vontade de provar a combinação do rum mais premiado e do refrigerante mais popular do mundo terá que aguardar até o ano que vem. É para quando está previsto o lançamento!

Marici Ferreira

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A Objective, empresa de tecnologia e inovação, anunciou nesta semana a aquisição da Eleflow, especializada em projetos de dados e inteligência artificial. Com a operação, de valor não revelado, a...
A briga agora não é só por mercado, é por cérebros. A Apple abriu uma batalha judicial contra seu ex-funcionário Di Liu, acusando-o de roubo de segredos comerciais ligados ao...
Depois de ter sua aquisição de US$ 20 bilhões pela Adobe frustrada por barreiras regulatórias, o Figma finalmente anuncia seu próprio caminho: o aguardado IPO da plataforma colaborativa de design...
A Embraer acaba de conquistar um de seus maiores contratos comerciais da década: a Scandinavian Airlines (SAS) anunciou a compra de 45 jatos E195-E2, com direito de aquisição de mais...
A Oracle acaba de assinar o maior contrato de sua história. Um cliente não revelado fechou um acordo anual de US$ 30 bilhões com a gigante de tecnologia, impulsionando a...
Em um movimento estratégico que reafirma sua confiança no potencial de Miami, o Simon Property Group, maior REIT (fundo de investimento imobiliário) focado em shoppings centers nos EUA, anunciou a...