Compartilhe com sua comunidades

Bow-e aposta em assinatura de energia para pequenos negócios no interior

Startup do grupo Bolt Energy mira nicho de geração distribuída avaliado em R$ 140 bi

A Bow-e, criada pelo grupo Bolt Energy há dois anos, atua como um “marketplace de energia” no mercado de geração distribuída (GD), focando em pequenos comerciantes com contas de luz de até R$ 1 mil. A startup, que já possui 10 mil clientes em dez estados, projeta dobrar essa base até o final de 2025. Para 2024, o faturamento estimado é de R$ 150 milhões, refletindo um crescimento médio de 20% ao mês.

O modelo da Bow-e substitui a energia fornecida pelas distribuidoras por energia 100% renovável, oriunda de fazendas solares arrendadas. Atualmente, a startup distribui 49 megawatt-pico (MWp), com expectativa de alcançar 150 MWp até o final de 2025. Seus clientes têm um desconto médio de 15% na conta de luz, sem a necessidade de instalar painéis solares.

A geração distribuída é um mercado avaliado em R$ 140 bilhões no Brasil e cresceu 35% em 2024. A Bow-e se diferencia por focar em pequenos negócios em regiões interioranas, mercado ignorado por concorrentes. Essa estratégia aproveita o crescimento das fazendas solares, segmento avaliado em R$ 40 bilhões, com potencial para atender 9 milhões de consumidores no Brasil.

A startup opera com um portfólio de 180 fazendas solares e planeja expandir para estados como Bahia, Pernambuco e Ceará em 2025. A operação já representa 15% do faturamento do grupo Bolt Energy, que registrou receita de R$ 1,2 bilhão em 2023.

Desafios incluem o prazo regulatório de até 120 dias para transferir o fornecimento e a capacidade limitada do sistema elétrico, mas a abertura do mercado livre de energia, prevista para os próximos anos, pode impulsionar novos negócios.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...