Compartilhe com sua comunidades

Panvel aposta em retail media para expandir receita e atrair anunciantes

Rede projeta dobrar faturamento do segmento e ampliar alcance físico

A Panvel, rede de farmácias avaliada em R$ 1,3 bilhão, está consolidando sua entrada no retail media, mercado que cresce globalmente e projeta movimentar quase US$ 2 bilhões na América Latina em 2024, segundo a eMarketer. Focada na combinação de sua audiência digital com presença física, a empresa planeja instalar displays de mídia em 100 lojas até o primeiro semestre de 2025.

Com 7 milhões de acessos mensais em suas plataformas digitais, a Panvel estruturou, há um ano, uma unidade de retail media, que hoje conta com 15 profissionais. Em 2024, um projeto-piloto foi iniciado com telas de mídia instaladas em 20 lojas no Rio Grande do Sul. Agora, a expansão inclui unidades em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Julio Mottin Neto, CEO da Panvel, destaca a demanda crescente por este tipo de mídia, que atrai anunciantes de fora do setor farmacêutico, como empresas de turismo e hotelaria. A plataforma self-service da Panvel permite segmentação precisa de campanhas, com anunciantes escolhendo canais, públicos e formatos. Atualmente, mais de 20 grandes marcas utilizam a ferramenta, incluindo Unilever, Nestlé, Nivea e Sanofi.

Embora a operação ainda represente pequena fatia no balanço da companhia, a Panvel prevê que a receita do segmento passe de R$ 10 milhões em 2024 para R$ 20 milhões em 2025. Dados de mercado confirmam o potencial do setor. Uma pesquisa recente com 150 grandes anunciantes mostrou que 67% ampliaram seus investimentos em retail media nos últimos 12 meses. No Brasil, a Panvel foi citada por 29% dos participantes, empatada com Magazine Luiza e Raia Drogasil, e atrás apenas de Amazon e Mercado Livre.

Além de fortalecer sua presença digital, a Panvel mantém o ritmo de 60 aberturas anuais de lojas, iniciado em 2020, mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador. Atualmente, a rede soma 612 unidades e prevê um investimento de R$ 160 milhões em 2025, com foco no Paraná, Santa Catarina e maior presença em São Paulo, onde abrirá quatro novas lojas.

Os papéis da Panvel, negociados na B3, encerraram o último pregão cotados a R$ 9,06, acumulando queda de 32,1% no ano.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...