Compartilhe com sua comunidades

Grupo SBF atinge R$ 9 bilhões em receita e reduz alavancagem

Centauro registra crescimento e sucessão na liderança é confirmada

O Grupo SBF, dono da Centauro e representante da Nike no Brasil, encerrou 2024 com faturamento de R$ 9 bilhões, um avanço de 2,6% sobre o ano anterior. O lucro líquido ajustado foi de R$ 417,5 milhões, crescimento de 83,3% em relação a 2023. A companhia também reduziu seu endividamento em 59%, encerrando o período com R$ 295,7 milhões em dívidas e uma alavancagem de 0,38 vez sobre o EBITDA.

A margem bruta atingiu 49,2%, dois pontos percentuais acima do ano anterior. O EBITDA ajustado cresceu 27,3%, chegando a R$ 772,4 milhões e margem de 10,8%. Com geração de caixa e maior eficiência operacional, o grupo encerrou o ano com R$ 1 bilhão disponível.

Na Centauro, rede de 227 lojas, o faturamento chegou a R$ 4,5 bilhões, alta de 4,4% sobre 2023. O crescimento veio tanto das lojas físicas, com avanço de 2,7%, quanto do canal digital, que subiu 11%. O lucro bruto aumentou 5,6%, passando de R$ 1,70 bilhão para R$ 1,79 bilhão. A redução de descontos e a expansão da margem impulsionaram o desempenho.

A Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, registrou faturamento de R$ 5,12 bilhões, próximo ao resultado de 2023. O lucro bruto seguiu a tendência da Centauro, crescendo 5,6%, para R$ 1,77 bilhão. A redução do estoque em 14 dias e a venda com preços ajustados ajudaram na estabilidade financeira da operação.

Pedro Zemel, que ocupou o cargo de CEO nos últimos nove anos, deixa o comando da companhia no dia 24 de abril para assumir a liderança da Zamp, dona do Burger King e Popeye’s no Brasil. Gustavo de Lima Furtado, atual líder da operação da Centauro, assume o posto. Zemel permanecerá no grupo como membro do Conselho de Administração, cargo que será votado em assembleia.

As ações do Grupo SBF acumulam queda de 11,79% nos últimos 12 meses, com valor de mercado de R$ 2,76 bilhões.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Eu já chorei escutando Alcione Albanesi. Chorei e não larguei o lápis, como quem precisa continuar desenhando uma história viva enquanto ela passa diante dos olhos. Porque quem escuta Alcione,...
Durante muito tempo, marketing foi sinônimo de intuição, sensibilidade e criatividade. E ainda é. Mas, hoje, nenhuma dessas qualidades se sustenta sem um pilar sólido de dados....
Sempre estive envolvido com comunicação e inovação. Mas a história da THE LED, e a minha com o retail media – uma forma de publicidade onde os varejistas vendem espaços...
Nem sempre é o sabor que fideliza. Às vezes, é o ritual. O anúncio do novo cardápio no domingo à noite. A ansiedade coletiva por algo efêmero. O vídeo no...
A RSA Conference 2025 não foi apenas um encontro técnico em São Francisco. Foi um aviso claro, e sofisticado, de que cibersegurança deixou de ser firewall para se tornar fundamento....