Centauro registra crescimento e sucessão na liderança é confirmada
O Grupo SBF, dono da Centauro e representante da Nike no Brasil, encerrou 2024 com faturamento de R$ 9 bilhões, um avanço de 2,6% sobre o ano anterior. O lucro líquido ajustado foi de R$ 417,5 milhões, crescimento de 83,3% em relação a 2023. A companhia também reduziu seu endividamento em 59%, encerrando o período com R$ 295,7 milhões em dívidas e uma alavancagem de 0,38 vez sobre o EBITDA.
A margem bruta atingiu 49,2%, dois pontos percentuais acima do ano anterior. O EBITDA ajustado cresceu 27,3%, chegando a R$ 772,4 milhões e margem de 10,8%. Com geração de caixa e maior eficiência operacional, o grupo encerrou o ano com R$ 1 bilhão disponível.
Na Centauro, rede de 227 lojas, o faturamento chegou a R$ 4,5 bilhões, alta de 4,4% sobre 2023. O crescimento veio tanto das lojas físicas, com avanço de 2,7%, quanto do canal digital, que subiu 11%. O lucro bruto aumentou 5,6%, passando de R$ 1,70 bilhão para R$ 1,79 bilhão. A redução de descontos e a expansão da margem impulsionaram o desempenho.
A Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, registrou faturamento de R$ 5,12 bilhões, próximo ao resultado de 2023. O lucro bruto seguiu a tendência da Centauro, crescendo 5,6%, para R$ 1,77 bilhão. A redução do estoque em 14 dias e a venda com preços ajustados ajudaram na estabilidade financeira da operação.
Pedro Zemel, que ocupou o cargo de CEO nos últimos nove anos, deixa o comando da companhia no dia 24 de abril para assumir a liderança da Zamp, dona do Burger King e Popeye’s no Brasil. Gustavo de Lima Furtado, atual líder da operação da Centauro, assume o posto. Zemel permanecerá no grupo como membro do Conselho de Administração, cargo que será votado em assembleia.
As ações do Grupo SBF acumulam queda de 11,79% nos últimos 12 meses, com valor de mercado de R$ 2,76 bilhões.